Futuros pilotos de combate da FAB começam especialização

0
3041
(Imagem: Agência Força Aérea)
(Imagem: Agência Força Aérea)

Os aspirantes a oficial formados em 2014 na Academia da Força Aérea (AFA) iniciaram na último dia 12, o Programa de Especialização Operacional (PESOP) da Primeira Força Aérea, unidade responsável pela especialização dos aviadores da Força Aérea Brasileira.

A primeira etapa do programa, realizado na Base Aérea de Natal (BANT), é o Curso de Tática Aérea com duração de nove semanas. O curso tem finalidade de apresentar aos aviadores, ensinamentos relativos ao emprego das unidades aéreas e conhecimentos para o exercício das funções compatíveis com os postos de tenente e capitão.

Após este primeiro curso, os aspirantes serão distribuídos nas Unidades Aéreas sediadas na própria BANT onde cumprirão o Estágio Funcional e o Curso de Especialização Operacional nas Aviações de Asas Rotativas, Caça, Patrulha e Transporte.

O Grupo de Instrução Tática e Especializada (GITE), unidade responsável pelas instruções aos futuros oficiais, realizou a abertura aula inaugural ministrada pelo comandante geral de Operações Aéreas, tenente-brigadeiro-do-ar Gerson Nogueira Machado de Oliveira. Os estagiários tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do Comando Geral de Operações Aéreas (COMGAR) e os futuros projetos da FAB, como a implantação do novo avião de transporte KC-390 e do avião de combate Gripen NG.

Ivan Plavetz