Fundação Ezute participa de Diálogo da Indústria de Defesa Brasil-EUA, em Washington 

0
1173
Presidente Eduardo Marson esteve no evento que reuniu empresários, autoridades e representantes dos governos dos dois países.

O presidente da Fundação Ezute, Eduardo Marson, representou a organização no Segundo Diálogo da Indústria de Defesa Brasil – EUA, promovido pelo Ministério da Defesa e Ministério das Relações Exteriores do Brasil e pelos Departamentos de Defesa e Comércio americanos.

O encontro reuniu empresas dos dois países e representantes das Forças Armadas para tratar de parcerias comerciais e também de políticas industriais e regulatórias entre Brasil e Estados Unidos.

“Para a Fundação, é uma excelente oportunidade de consolidar parcerias e entender as necessidades do programa de cooperação binacional entre os países para que possamos colaborar com toda a expertise que acumulamos no setor de defesa e espacial”, comentou Marson.

Realizado nos dias 10 e 11 de outubro, em Washington (EUA), o evento debateu assuntos como mecanismos e modelos de inovação existentes para o programa de cooperação dos países, e as perspectivas do governo brasileiro, do governo dos EUA e da indústria de Defesa para os próximos anos.

“Para a Fundação, é uma excelente oportunidade de consolidar parcerias e entender as necessidades do programa de cooperação binacional entre os países para que possamos colaborar com toda a expertise que acumulamos no setor de defesa e espacial”, comentou Marson.

Confira a programação preliminar completa, divulgada pelo Ministério da Defesa:

A segunda reunião do Diálogo da Indústria de Defesa Brasil-EUA (DID) focará no avanço dos temas sobre parceria comercial e política industrial e regulatória. À medida que avançamos com o sucesso da reunião anterior, que focou nos temas de Controle e Conformidade de Exportação e Reconhecimento Mútuo, usaremos a segunda reunião do DID para explorar oportunidades de parcerias comerciais, aprender sobre as parcerias existentes e definir os alicerces do programa de cooperação binacional.

O diálogo entre o governo e o setor privado continuará com a visão estratégica de desenvolvimento de um programa binacional, a longo prazo, para atender às necessidades operacionais.

Esta edição do DID contará com diálogos intensos e interativos, convidando todas as partes a participar ativamente dos debates.

Confira a programação preliminar:

10 de outubro de 2017 – Reunião do Diálogo da Indústria de Defesa Brasil – EUA Local: Washington Plaza Hotel | 10 Thomas Circle NW, Washington, DC 20005

– 11h15-11h55 Registro

– 12h00 – 13h00 Almoço: Visão estratégica da relação bilateral Brasil – EUA em defesa Perspectivas do Governo Brasileiro, do Governo dos EUA e da indústria de defesa sobre as oportunidades no período de 2-5 anos e a longo prazo.

Palestrantes:

• Ken Hyatt, Secretário Adjunto para Comércio Internacional, Departamento de Comércio dos EUA,

• Sergio de la Peña, Diretor Adjunto para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Departamento de Defesa dos EUA,

• Flávio Augusto Corrêa Basílio, Secretario de Produtos de Defesa, Ministério da Defesa do Brasil.

• Ambassador Liliana Ayalde, Civilian Deputy Commander, U.S. Southern Command

• TBD, Governo do Brasil Moderador: TBD, representante da indústria de defesa do Brasil [Proposta: Embraer]

13h10 – 14h20 Sessão I – Sucessos Atuais: Estudo de casos de parcerias binacionais

• Soluções Integradas: Rockwell Collins & Savis o TBD, Savis

• Transferência de capacidade: BAE Systems & Comando do Exército o Marc Collins, Vice-Presidente, BAE Systems

• Expanding Collaboration: Missão SPORT o Jim Spann, Cientista Chefe, NASA

• Motorola TBD

– Moderador: Ken Hyatt, Secretário Adjunto para Comércio Internacional, Departamento de Comércio dos EUA

14h30 – 15h40 Sessão II – Oportunidades a curto prazo: Inovação, Competitividade e Parcerias

Debate sobre os mecanismos e modelos de inovação existentes e como desenvolver um programa de cooperação bilateral entre o Brasil e os EUA (dando prosseguimento a missão do “Defense Innovation Unit Experimental (DIUx) ” ocorrida em maio de 2017 nos EUA). Oportunidades no setor aeroespacial; acordos vigentes de governo-governo e as potenciais oportunidades de parceria comercial. Quais são e como abordar as barreiras para o desenvolvimento e a coprodução.

Moderador: Flávio Augusto Corrêa Basílio, Secretario de Produtos de Defesa, Ministério da Defesa do Brasil

Palestrantes:

• Donna Hrinak, Presidente, America Latina, Boeing

• Dan Jones, CEO, Beyond Horizons Space Consulting,

• Carlos Frederico Queiroz de Aguiar, Presidente, Associação Brasileira das Indústrias de Material de Defesa e Segurança (ABIMDE),

• Representante do Departamento de Defesa dos EUA,

• Representante da indústria de defesa do Brasil

http://www.ezute.org.br/

15h50 – 17h00 Sessão III – Visão à longo prazo: Diálogo avançado sobre cooperação binacional

Debate sobre as características do programa de cooperação binacional, especificamente com a Marinha do Brasil. Identificar oportunidades em outras áreas e debater sobre os componentes essenciais necessários para alcançar o programa desejado; cronograma possível, acordos militares necessários e etapas mensuráveis.

Moderador: David Trulio, Presidente da Força Tarefa de Defesa e Segurança, Conselho Empresarial Brasil- EUA (CEBEU)

Palestrantes:

• Representante da indústria de defesa do Brasil,

• Representante da indústria de defesa dos EUA,

• Coronel Jared P. “Pat” Curtis, Diretor para o Brasil, Paraguai e Venezuela no Escritório do Secretário para Políticas para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Departamento de Defesa dos EUA,

• Representante do Ministério da Defesa do Brasil.

17h00 – 18h00 Conclusão Relatório de progresso das atividades do DID;

Planejamento das ações futuras do DID

Palestrantes:

• Donna Hrinak, President, Latin America, Boeing;

• TBD, indústria de defesa do Brasil

Encerramento:

• Embaixador P. Michael McKinley, Embaixador dos EUA no Brasil;

• Embaixador Sergio Amaral, Embaixador do Brasil nos EUA,

19h00 – 21h00 Recepção (por convite) Local: 3000 Massachusetts Ave, NW Washington, DC

11 de outubro de 2017

09h00 – 17h00 Local: AUSA 2017 Reunião Anual & Exposição Centro de Convenções Walter E. Washington 801 Mt. Vernon PL NW, Washington, DC 20001

– Reuniões de matchmaking para a indústria de defesa Brasil – EUA

12 de outubro de 2017 Horário a definir- Local: York, Pensilvânia

Visita as instalações da BAE System – Visita da Delegação Oficial do Governo do Brasil às instalações da BAE System onde os técnicos do Comando do Exército do Brasil realizam os trabalhos do projeto M109 Howiter Artillery System.