Fragata União suspende para operação no Líbano

0
1222

No final do último mês, a fragata União (F45) suspendeu da Base Naval do Rio de Janeiro para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da Força Interina das Nações Unidas do Líbano (UNIFIL).

O navio atracará em Beirute, capital do Líbano, no dia 8 de março após realizar escalas logísticas em Natal (RN), Las Palmas (Espanha) e Toulon (França). A União substituirá a fragata Liberal (F43), que já se encontra naquela área de operação desde setembro de 2016. Na ocasião, ocorrerá pela décima primeira vez o rodízio de navios da Marinha do Brasil, integrantes da FTM da UNIFIL, e será a 4ª participação da União.

A missão UNIFIL foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1978 e atualmente conta com a participação de diversos países e cerca de 12.000 militares/policiais, além de funcionários civis.

No dia 29 de setembro de 2011, foi autorizado pelo Congresso Nacional a Marinha do Brasil enviar um navio para integrar a Força-Tarefa Marítima (FTM) da UNIFIL. A presença do navio brasileiro naquela região contribui para a garantia da paz e da segurança do Líbano, impedindo a entrada de armamento, munição, drogas e contrabando.

 

Ivan Plavetz