Fragata Liberal se junta novamente à UNIFIL

A fragata Liberal (F-43) da Marinha do Brasil juntou-se novamente à MTF (Maritime Task Force – Força Tarefa Marítima) da UNIFIL (United Nations Interim Force In Lebanon – Força Interina das Nações Unidas no Líbano)

Pertencente à Classe Niterói, a Liberal assumiu a posição de Navio Capitânia, substituindo a fragata Independência (F 44). O navio ficará em atividade no Mar Mediterrâneo até abril de 2017.

Outras embarcações de Marinhas estrangeiras compõem a MTF da UNIFIL: BNS Ali Haider e BNS Nirmul da Marinha de Bangladesh; KRI Bung Tomo da Marinha da Indonésia; TCG Kilic da Marinha da Turquia; FGS Braunschweig da Marinha da Alemanha; e HS Simitzopoulous da Marinha da Grécia.

A Fragata Liberal cumpriu sua primeira missão na UNIFIL entre maio de 2012 e janeiro de 2013 (Imagem: Marinha do Brasil)
A Fragata Liberal cumpriu sua primeira missão na UNIFIL entre maio de 2012 e janeiro de 2013 (Imagem: Marinha do Brasil)

Devido à proximidade geográfica entre Alemanha, Grécia e Turquia com relação ao Líbano, a troca dos navios participantes ocorre com mais frequência.

Ivan Plavetz

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

O Ministério da Defesa (MinDef), por meio da Secretaria de Produtos de Defesa (SeProD), acompanhou, entre os dias 15 a...

O Gripen E/F tem ocupado cada vez mais a pauta da aviação militar brasileira pelo conjunto de segmentos e áreas...

No dia de hoje, 17 de abril, no Quartel General do Exército (QGEx), o general de exército Fernando José Sant’ana...

Nesta segunda-feira, dia 15 de abril, o Destacamento de Aviação do Exército no Comando Militar do Norte (Dst Av Ex/CMN)...

Comentários

DISPONÍVEL