Fórum de Investimentos Brasil 2018 e a Thales.

0
1029
Ruben Lazo, vice-presidente da companhia para a América Latina, fez parte da sessão “Parcerias estratégicas como instrumento para alavancar investimentos no setor da defesa”, ao lado de representantes do Ministério da Defesa, Boeing, Embraer Defesa, SAAB AB e Norinco Group, com moderação do jornalista William Waack.

Líder mundial em tecnologia nos mercados Aeroespacial, Espacial, Defesa, Transporte e Segurança, a Thales* participa, pela primeira vez, do Fórum de Investimentos Brasil 2018, que acontece hoje (29) e amanhã (30) no WTC, em São Paulo.

(São Paulo – SP, 28/05/2018) Palavras do Presidente da República, Michel Temer. Foto: Cesar Itiberê/PR

Com abertura do presidente Michel Temer, o fórum reúne representantes governamentais e da iniciativa privada, líderes políticos, empresariais, acadêmicos e de mídia, distribuídos em diversos painéis que abordam a posição do Brasil como ator estratégico na economia global e um dos principais destinos de investimentos estrangeiros diretos.

O evento destaca, também, oportunidades de investimento em setores estratégicos da economia brasileira, como infraestrutura, energia, agronegócios, construção, tecnologia e inovação.

Cerimônia de Abertura do Fórum de Investimentos Brasil 2018. Foto: Cesar Itiberê/PR

Thales e Brasil, uma parceria sólida.

“É um enorme reconhecimento para a Thales participar de um evento cujo principal objetivo é contribuir para o desenvolvimento do Brasil. Nosso compromisso com o país e com o avanço da indústria local envolve a garantia do tráfego aéreo, onde temos mais de 70% de participação de mercado dos radares instalados; a promoção da capacidade industrial; a transferência de tecnologia; e o estabelecimento de parcerias regionais para expandir a capacidade de empresas nacionais”, Ruben Lazo, vice-presidente para América Latina.

Como fruto de um relacionamento de longo prazo com todas as forças armadas no Brasil, a Thales possui atualmente mais de 26 Produtos e Serviços de Defesa Estratégica (PED).

Centro de Radares da Thales Omnisys em SBC.

Os resultados de mais de 100 milhões de euros investidos na última década no Brasil podem ser conferidos na inauguração: 1) do Centro de Radares, um centro de excelência para produção de radares de controle do tráfego aéreo; 2) do Centro de Tecnologia Espacial, apoiando de perto o programa do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações (SGDC); 3) do Centro de Sonares, para a manufatura e fabricação de sonares e equipamentos navais; 4) do Centro de Serviços, para manutenção, reparo e revisão de todos os radares da Thales instalados no país; e 5) do Centro de Desenvolvimento de Software para aviônicos.

O Centro de Tecnologia Espacial da Thales Alenia Space em SJC.

Outro exemplo do compromisso da Thales com o Brasil está no acordo de parceria que a companhia assinou em 2017 com a Embraer.

A parceria prevê a cooperação entre as empresas na composição de novas soluções de radar para controle de tráfego aéreo através da sinergia de portfolios para os mercados doméstico e internacional.

A Transferência de Tecnologia (ToT) também é um assunto importante para a Thales, que tem como objetivo apoiar ativamente o desenvolvimento da Indústria Espacial Brasileira.

A companhia compartilha conhecimento de ponta com cinco empresas brasileiras, permitindo-lhes expandir e melhorar suas capacidades e competitividade.

Ruben Lazo (acima) discursa na inauguração do Centro de Excelência em Sonares, que pode ser parcialmente visto na imagem abaixo (SBC).

Na última década a Thales e a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) – programa de subsídio econômico para apoiar o desenvolvimento tecnológico – investiram mais de R$ 50 milhões em nove projetos aeroespaciais, de defesa e espaciais.

Para se ter uma ideia da importância dessa parceria, os radares produzidos no Brasil e exportados, foi desenvolvido em um dos projetos fomentados pela FINEP.

*A Thales alcançou € 14,9 bilhões em vendas em 2016, com 64 mil funcionários em 56 países.

Focada em atender às ambições de seus clientes, a companhia contribui para tornar vidas melhores e manter pessoas seguras.

Combinando diversidade de especialidades, talentos e culturas, seus colaboradores desenvolvem soluções de alta tecnologia, que tornam o futuro possível hoje.

Seja no oceano ou no espaço e ciberespaço, a Thales ajuda seus clientes a buscar soluções mais inteligentes e agir de forma rápida, dominando a complexidade e os momentos decisivos ao longo do caminho.