Forças Armadas fazem apronto operacional em Manaus

0
1713
(Imagem: CCDA-Manaus)

Na última semana as Forças Armadas e órgãos de segurança pública e de saúde envolvidos nos Jogos de Futebol Olímpico em Manaus realizaram formatura integrada no Comando Militar da Amazônia (CMA).

A atividade teve o propósito de apresentar uma amostra dos meios empregados e as capacidades das diversas instituições de âmbito federal, estadual e municipal que estão trabalhando em um esforço interagências.

Com relação às Forças Armadas (o Eixo Defesa), serão empregados aproximadamente 3.000 militares, 80 viaturas, 12 embarcações, 40 motocicletas, seis helicópteros, quatro viaturas blindados, dois aviões de combate F-5M, dois aviões de combate A-29 Super Tucano e quatro aeronaves para transporte de tropa.

Militares da três Forças Armadas prontos para atuar durante as Olimpíadas. (Imagem: CCDA-Manaus)
Militares da três Forças Armadas prontos para atuar durante as Olimpíadas. (Imagem: CCDA-Manaus)

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o comandante militar da Amazônia, general-de-exército Geraldo Antonio Miotto, o secretário de Segurança Pública do Amazonas, Sérgio Fontes, o coordenador do Comitê Olímpico Local, Mário Aufiero  e o comandante em chefe do Exército do Chile, general-de-exército Humberto Patricio Oviedo, que estava em visita à Amazônia.

“Estamos juntos na mesma trincheira, civis e militares, em uma competição olímpica que será vista em todo o planeta. São 41 instituições que fizeram muitos exercícios em prol desse evento mundial”, enfatizou o general Miotto.

Além dos militares, também fizeram parte da solenidade viaturas e equipamentos das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica) e dos seguintes órgãos: Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Manaustrans e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Viaturas e equipamentos foram apresentados durante o apronto. (Imagem: CCDA-Manaus)
Viaturas e equipamentos foram apresentados durante o apronto. (Imagem: CCDA-Manaus)

Também estiveram presentes os Destacamentos Conjuntos de Enfrentamento ao Terrorismo e de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear, assim como a equipe de cães do Exército.

Ivan Plavetz