Força Aérea do Chile adquire mais dois C-130H

0
2203
2
Um C-130H (995) em exibição na Base Aéra Quintero. (Imagem: Cristián Marambio)

De Viña del Mar (Chile) – Segundo o diário chileno El Mercurio, a Força Aérea do Chile (FACh) teria adquirido dois exemplares de C-130H usados pela Marinha dos Estados Unidos (US Navy). Uma aeronave seria entregue ainda neste ano e a outra em 2016, reforçando a linha de voo do Grupo N° 10 de transporte na base aéra de Pudahuel. Fontes informaram que prévio à entrega, ambos passarão por uma revisão completa em uma fábrida da Lockheed Martin.

Os primeiros dois Hercules chilenos foram adquiridos em 1971 e entregues no ano seguinte. Eram do modelo L.382C-28D, também denominado Super E e similares aos H, a última denominação sendo usada até hoje. Durante duas décadas, estes dois Hercules seriam a coluna vertebral do transporte tático da FACh, até 1991 quando a Força Aérea adquire dois exemplares usados de uma versão mais antiga. Assim chegam dois C-130B pertencentes à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF).

Em 2010, a FACh autorizou um orçamento de US$ 1º milhões para que a empresa canadense Esterline CMC eletronics e ENAER instalassem uma nova cabinda “Glass Cockpit” baseada no sistema “Cockpit 9000”. Essa modernização foi realizada apenas nos dois C-130H. Com a chegada dois dois “novos” H, o Grupo N° 10 poderá melhorar a rotação atual de seus ativos de voo e ganhar tempo na avaliação de sua substituição.

Cristián Marambio