Força Aérea da Suécia recebe último Gripen C

0
1925
Foto 2 GripenC-D-Flygvapnet.
Último Gripen C entregue à Força Aérea da Suécia. (Imagem: Flygvapnet)

A SAAB entregou o último avião de combate Gripen C (monoposto) para a Força Aérea da Suécia. O evento aconteceu na linha de montagem final do modelo localizada em Linköping. De lá, a aeronave voou para sua base definitiva em Kallinge.

Identificado pela matricula militar 39294, foi designado para fazer parte da frota da ala F17 da Força Aérea da Suécia.

De acordo com recente database, a Suécia possui 65 Gripens C e 20 da variante D (dois assentos) em atividade. Conforme o mesmo database, o inventário nominal de Gripen C e D na Força Aérea da Suécia é de 74 e 24 unidades, respectivamente.

O próximo Gripen de um assento entregue para o país europeu corresponderá à nova e mais capaz versão “E” (conhecida também como NG). O governo daquele país encomendou 60 exemplares, cujas entregas estão previstas para começar ao longo de 2019.

Enquanto isso, a Administração de Material de Defesa da Suécia informou que os testes em Linköping com o novo software MS20 destinado ao Gripen estão em andamento. O novo software permitirá que os Gripen C/D sejam capazes de receber novos armamentos, incluindo o míssil ar-ar BVR Meteror do consórcio europeu MBDA, bem como as bombas SDB (bombas de pequeno diâmetro) da estadunidense Boeing. O MS20 também vai resultar em melhorias no desempenho de seus radares embarcados.

É oportuno lembrar que a Força Aérea Brasileira estará recebendo, de acordo com a Comissão Coordenadora do Programa Avião de Combate (COPAC), seus primeiros Gripen E e F (dois assentos) ao longo de 2019. As tratativas no âmbito da oferta do governo sueco para que a FAB opere – em caráter de empréstimo – um lote de Gripen C/D até a chegada dos primeiros “E” está suspensa .

Estima-se que esses aviões sejam retirados do excedente mencionado caso o acordo entre governos prospere.

Ivan Plavetz

Fonte: Flight Global e Portal Forças Armadas da Suécia