Força Aérea da Alemanha recebe simulador de voo do A400M

0
1713
Foto 1 FFS-A400M-Alemanha.
O FFS do A400M entregue para a Alemanha foi desenvolvido pela Airbus e produzido pela Thales. (Imagem: Aibus Defence & Space)

A Força Aérea da Alemanha acaba de receber um simulador de voo do avião de transporte A400M. Trata-se de um equipamento com capacidade Full Flight Simulator (FFS) desenvolvido pela Airbus Defence & Space e produzido pela Thales.

O sistema de treinamento reproduz fielmente o cockpit do A400M e entrou em operação na Base Aérea de Wunstorf, onde a frota do modelo ficará concentrada. O programa de treinamento em Wunstorf prevê a formação de 60 tripulantes nos primeiros três anos de atividades do simulador.

Foto 3 FFS-A400M-Alemanha.
A Força Aérea da Alemanha deverá receber um total de 53 A400M. (Imagem: Aibus Defence & Space)

Na condição de provedora de um amplo leque de produtos e serviços de treinamento para Forças Aéreas, a Airbus Defence & Space fornecerá para a Força Aérea da Alemanha os seguintes sistemas adicionais: FT-FTD (Flat-Panel-Flat Panel Device), reproduz parcialmente o cockpit da aeronave para treinar pilotos antes de serem remetidos ao FFS; CHT (Cargo Holder Trainer), simulador que reproduz a cabine real do A400M em escala 1:1 e serve para treinar todos os procedimentos que o oficial “loadmaster” irá desempenhar na missões reais além de treinar paraquedistas; e o CMOS (Cockpit Maintenance Operations Simulator) que tem como aplicação treinar procedimentos de manutenção utilizando-se simulação com imagens 3D. A entrega desses sistemas está prevista para meados de 2015.

De acordo com Ian Burret, gerente de treinamento da Airbus para o mercado militar, a entrega do FFS é um importante passo para a Força Aérea da Alemanha tendo em vista a formação do seu próprio programa de instrução e treinamento. Além disso, Burret destacou que isso faz parte da infraestrutura global que dará suporte às operações do A400M durante muitos anos.

Ivan Plavetz