FLIR localiza “sniper” criminoso em posição

0
7713
Apesar da pouca nitidez da foto, feita sobre uma pequena área da tela de um monitor de TV, pode ser observado o criminoso em posição privilegiada de tiro, inclusive tendo sobre a cabeça e ombros uma cobertura de tecido com a finalidade de dissimular sua silhueta contra o fundo. O fuzil que utiliza parece ser da família H&K G3, calibre 7,62x51mm. (Imagem: Via Oyoy Kanamox)

Em recente operação de combate ao tráfico de drogas realizada pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro numa comunidade carioca, a câmera de alta resolução instalada numa aeronave Esquilo do Grupamento Aeromóvel da PMERJ, empregado em sobrevoos de monitoramento da região, foi capaz de localizar com precisão a presença de um atirador criminoso posicionado na janela de um dos prédios.

Ainda que não tenha sido possível, naquela ocasião, prendê-lo ou neutralizá-lo, o uso deste equipamento de alta tecnologia foi vital para o prosseguimento da operação, quando as equipes de terra foram direcionadas para áreas fora do alcance de tiro do elemento suspeito.

No que tange à gestão da operação, propriamente dita, a tecnologia permitiu que as condições de C3 (Comunicação, Comando, Controle) fossem elevadas a um patamar que possibilitou os necessários níveis de seletividade, precisão e segurança, além de proporcionar excelente material para subsidiar investigações.

A parte externa do equipamento (domo de sensores óticos e infravermelhos) STAR Safire 380-HD pode ser vista na foto montada sob o nariz do “Fenix 08”, um dos AS350 Esquilo do GAM. (Imagem: Ronaldo Olive)
A parte externa do equipamento (domo de sensores óticos e infravermelhos) STAR Safire 380-HD pode ser vista na foto montada sob o nariz do “Fenix 08”, um dos AS350 Esquilo do GAM. (Imagem: Ronaldo Olive)

O GAM utiliza há vários anos o sistema FLIR (acrônimo de Forward Looking Infra Red) Star SAFIRE 380-HD em suas aeronaves, sendo que o mesmo pode ser adaptado, com os respectivos monitores e equipamentos de apoio, tanto nos helicópteros AS350 Esquilo como no recentemente colocado em serviço EC145, biturbina.

Inteiramente digital e estabilizada em seis eixos, a câmera HD funciona sob quaisquer condições de luminosidade e possui um zoom de 120x, utilíssimo em missões policiais de monitoramento.

Ronaldo Olive