Fim de uma era: Boeing entregará último C-17 Globemaster III

0
2217
Imagem 2 C-17-Encerr.Prod
C-17 da Força Aérea do Catar durante voo inaugural. (Imagem: Boeing)

A Boeing marcou oficialmente o fim das atividades de produção do avião militar de transporte C-17 Globemaster III no último domingo (29), data que voou pela primeira vez o exemplar fabricado na linha de montagem da companhia localizada em Long Beach, Califórnia.

A aeronave encomendada pelo governo do Catar para ser integrado à frota da Força Aérea do país, voou para San Antonio, onde há outras instalações da Boeing. O avião deverá ser entregue no início de 2016.

O destino da planta industrial da Boeing em Long Beach foi definido quando a companhia anunciou planos para encerrar a produção de C-17 há dois anos. A fábrica foi aberta pela Douglas às vesperas da II Guerra Mundial e produziu, durante quatro anos seguidos, mais de trinta mil aeronaves. Absorvida pela Boeing em 1997, a linha de produção da Califórnia cessou a fabricação de aviões comerciais em 2004. Apesar da falta de encomendas da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) a partir de 2011, a linha de produção do C-17 ficou ativa por mais 10 anos naquele local.

A USAF recebeu 223 unidades do C-17 e ganhou grande capacidade de transporte estratégico. (Imagem: USAF)

No total, foram fabricados 279 C-17 para nove usuários, incluindo três exemplares de uso compartilhado pela OTAN.

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global