FIDAE 2016: O helicóptero não tripulado FT-200FH

0
2172
Imagem 1 Rockwell Collins-FT Sistemas
(Imagem: FT Sistemas)

A FT Sistemas selecionou a Rockwell Collins para fornecer o Microssensor de Navegação Inercial (Inertial Navigation Sensor- INS) para o novo helicóptero não tripulado de categoria 2 FT-200FH. O acordo entre as empresas foi anunciado no setor aéreo, pavilhão Brasil, da FIDAE 2016, aglomerado de instituições coordenado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE) em parceria com a APEX-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).

“A Rockwell Collins tem sido uma valiosa parceira ao longo dos últimos 10 anos, e estamos orgulhosos de ter a empresa trabalhando conosco em um novo projeto. É ótimo poder contar com uma parceira que oferece excelentes tecnologias e suporte local para melhor atender às nossas necessidades”, contou Nei Brasil, CEO da FT Sistemas.

“Esse contrato é outra importante etapa de nosso longo e permanente relacionamento com a FT Sistemas, por meio do qual fornecemos uma tecnologia avançada para esse novo veículo aéreo não tripulado”, disse Marcelo Vaz, diretor executivo da Rockwell Collins do Brasil.

Imagem 2 Rockwell Collins-FT Sistemas
O sistema Micro INS da Rockwell Collins equipará o FT-200 FH (Imagem: FT Sistemas)

O Micro INS é um INS/GPS avançado com um sistema integrado de dados por via aérea e magnetômetro que oferece dados completos e precisos sobre o estado da plataforma. Pesando cerca de 100 gramas, o Micro INS incorpora um disco em chip interno para o registro estendido de dados e atende aos exigentes requisitos ambientais relacionados a choques, vibrações, temperatura e umidade.

O Micro INS utiliza sensores de sistemas microeletromecânicos altamente confiáveis que incluem acelerômetros, giroscópios de taxa, magnetômetro e sensores de pressão de dados aéreos, juntamente com um receptor GPS com correção diferencial habilitado para o sistema Wide Area Augmentation System (WAAS).

Ivan Plavetz