FAB realiza ensaios do novo C-105 SAR

0
1454
A FAB já opera 12 C295 incluindo dois com provisões para missões SAR (Imagem: IPEV-FAB)

A Força Aérea Brasileira (FAB) participou de uma nova fase do processo de Aceitação do Projeto CL-X2, que prevê a aquisição de aeronaves Airbus Defence & Space C295 configurados para missões de busca e salvamento (SAR- Search and Rescue). Na FAB, as aeronaves são chamadas de C-105 Amazonas.

O major Alisson Henrique Vieira, do Insitituto de Pesquisa e Ensaios em Voo (IPEV), esteve nas instalações da Airbus D&S, na cidade de Sevilha, Espanha, para realizar ensaios no solo e em voo.

“Como os ensaios previam a avaliação do sistema de navegação da aeronave, foram realizados deslocamentos para a realização de aproximações IFR [Instrument Flight Rule] em aeródromos onde pudesse ser comprovado o cumprimento dos requisitos contratados”, explicou.

Todos os voos de certificação foram realizados com tripulação mista, sendo um piloto do IPEV e um piloto da Airbus, além do gerente técnico do projeto na FAB e de representantes técnicos das diversas áreas de engenharia da empresa.

“Voltamos para casa com a sensação de missão cumprida, tendo a certeza de que a FAB irá receber o produto conforme os requisitos contratados. O CL-X2 multiplicará a capacidade operacional da FAB, contribuindo sobremaneira para a missão de Busca e Resgate”, ressaltou o major.

Foram realizados ensaios no solo e em voo (Imagem IPEV-FAB)
Foram realizados ensaios no solo e em voo (Imagem: IPEV-FAB)

Sob gerência da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), o Programa CL-X2 prevê a aquisição de duas aeronaves C295 que vão equipar o Esquadrão Pelicano (2°/10° GAv), única unidade da FAB especializada em Busca e Salvamento. A previsão é que a primeira aeronave seja entregue em meados de 2017.

 

Ivan Plavetz

SEM COMENTÁRIOS