FAB 75 anos: Portões abertos no PAMA-SP

0
2412
Imagem 2 PAMA-SP-75anosFAB
A cerimônia contou com ilustres presenças incluindo do brigadeiro Damasceno, comandante do IV COMAR (Imagem: Ivan Plavetz)

O Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP) realizou uma comemoração especial em homenagem aos 75 anos da criação da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na ocasião foi lida mensagem do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato, e prestada homenagem especial ao patrono da FAB, marechal-do-ar Eduardo Gomes. Após o cerimonial foi dado início ao tradicional desfile militar.

Imagem 5 PAMA-SP-75anosFAB
Helicóptero H-34 foi uma das aeronaves expostas. (Imagem: Ivan Plavetz)

De acordo com o comandante do Quarto Comando Aéreo Regional (IV COMAR), major-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, o evento foi marcado para relembrar o passado e celebrar os futuros projetos da Força Aérea. De acordo com o oficial, a ideia foi promover uma comemoração contando com participação da sociedade e por isso, além do tradicional desfile militar, foram realizados preparativos para apresentar outras atrações.

Durante o discurso, o brigadeiro Damasceno fez um apanhado das conquistas da FAB desde sua criação, recordando os feitos da Força ao longo de sua participação na II Guerra Mundial, o impulso da aviação após a criação do Ministério da Aeronáutica, que incluiu implantação de infraestrutura, formação de pessoal e desenvolvimento tecnológico e industrial, chegando aos dias atuais com destaque para a busca de capacitação da moderna indústria aeroespacial brasileira e a prontidão dos meios de ação da FAB para a defesa do País.

Imagem 6 PAMA-SP-75anosFAB
O evento contou com exposição de peças históricas. (Imagem: Ivan Plavetz)

Vale destacar que o próprio PAMA-SP, criado em 1941, é fruto dos intensos investimento feitos pelo então recém-criado Ministério da Aeronáutica. A unidade emergiu de acordo com o modelo adotado pela Base Aérea de Wright Patterson, dos Estados Unidos, o qual foi dimensionado para apoiar a manutenção das aeronaves mais modernas da época. Mais tarde, as atividades do PAMA-SP ficaram focadas também na nacionalização de partes e componentes aeronáuticos resultando anos depois na criação da Comissão de Nacionalização de Material Aeronáutico (CONMA), substituída pela Comissão Aeronáutica Brasileira em São Paulo (CABSP), que deu origem ao Centro Logístico da Aeronáutica (CELOG).

Dedicado à aviação militar brasileira, os visitantes puderam conhecer também durante o evento aeronaves militares, itens de militaria, fardamentos históricos, além de consoles de controle do espaço aéreo, entre outros.

Ivan Plavetz