No final de outubro de 2019, desembarcaram no Porto de Paranaguá (PR) as viaturas, os módulos centrais e de rampa das novas Portadas IRB, da empresa General Dynamics European Land Systems, adquirida no início deste ano, e destinadas ao 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (5º BE Cmb Bld), Batalhão Juarez Távora, de Porto União (SC).
A equipe de Logística do 5º BE Cmb Bld recebeu esse sistema e realizou todos os preparativos de translado do Porto a unidade em duas etapas, sedo o primeiro lote recebido no dia 25 e o segundo no dia 28, ambos sendo transportados em viaturas especializadas, chegando à unidade no dia seguinte.
A aquisição desse equipamento se deu dentro do Programa Estratégico do Exército (Prg EE) Obtenção da Capacidade Operacional Plena (OCOP), visando a modernização de sua engenharia de combate com a aquisição de pontes de alta capacidade e multifuncionais, e o pedido para aquisição desse material foi emitido no final de 2017.
O conjunto IRB, ou Improved Ribbon Bridge, é um sistema para travessia de rios ou lagos, funcionando como uma ponte flutuante ou como uma jangada, para veículos ou equipamentos pesados em combate, e está em uso Exército e Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, onde foi testado em combate, e diversas outras forças pelo mundo.
Possui a capacitação de carga militar, ou MLC (Military Load Classification ), padrão OTAN para 80 toneladas, o que a torna apta a transportar qualquer blindado da atualidade, incluindo os modernos Carros de Combates Pesados (MBT), e mantém total interoperabilidade com o sistema FSB (Floating Support Bridge), atualmente em uso pelo Exército Brasileiro.
Uma característica que merece destaque são os três veículos de transporte Especial – engenharia transporte de portada (VTE-Eng TRNP PRTD). Trata-se de caminhões tchecos 8X8 Tatra T-815-2, que utilizam o mesmo chassi e componentes mecânicos dos veículos do sistema de lançamento de foguetes e mísseis Astros 2020, da Avibras Aeroespacial, sendo este a provável escolha pelo modelo.