Exército conhece projetos de Itaipu

0
2407
(Imagem: JIE Itaipu Binacional)

O chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército (DCT), general-de-exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, participou de uma visita técnica à Itaipu Binacional e ao Parque Tecnológico Itaipu (PTI). O objetivo foi conhecer projetos e discutir a ampliação de parcerias entre as três instituições.

O general estava acompanhado do vice-chefe do DCT, general-de-divisão Bráulio de Paula Machado, e do comandante da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, general-de-brigada Paulo Roberto de Oliveira. Também esteve presente o comandante do 34º Batalhão de Infantaria Mecanizada de Foz do Iguaçu, tenente-coronel Agenor Lobo Júnior.

O grupo foi recebido no Centro de Recepção de Visitantes (CRV) de Itaipu pelo chefe da Assessoria de Informações (IN.GB), Carlos Roberto Sucha, e depois partiu para conhecer alguns projetos desenvolvidos no complexo hidrelétrico.

Coronel Carlos Roberto Sucha, chefe da Assessoria de Informações de Itaipu, recebe grupo do Exército no CRV (Imagem: JIE Itaipu Binacional)
Coronel Carlos Roberto Sucha, chefe da Assessoria de Informações de Itaipu, recebe grupo do Exército no CRV (Imagem: JIE Itaipu Binacional)

Entre as ações que foram visitadas pelos oficiais, estão o projeto de bateria de sódio, no PTI, e o Programa Veículo Elétrico (VE), no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Elétricos (CPDM-VE) – o galpão G G5.

Itaipu, FPTI e Exército Brasileiro já mantêm parceria na área de armazenamento de energia, que no futuro poderá abastecer Postos Avançados do Exército na região Norte do País. Um projeto-piloto do sistema está em funcionamento no quartel-general, em Brasília.

Ivan Plavetz