As quatro propostas para ser o novo VBMT 4×4 do Exército

0
7707
(Imagem: Divulgação)
(Imagem: Divulgação)

Quatro fabricantes de veículos militares responderam à requisição de propostas (RFP), emitida pelo Exército Brasileiro em outubro de 2014, para concorrerem ao programa de seleção de um modelo de veículo blindado multifuncional sobre rodas VBMT-LR (Viatura Blindada Multitarefa-Leve de Rodas) 4×4. O programa faz parte do Projeto Estratégico GUARANI, que tem por objetivo transformar as Organizações Militares de Infantaria Motorizada em Mecanizada e modernizar as organizações militares de Cavalaria.

A fase de RFP da concorrência, gerenciada pela Diretoria de Material do Exército Brasileiro, fechou na última sexta-feira (23). As propostas foram entregues pela Iveco Latin America contendo ofertas de seus Veículos Multifuncionais Leves (LMV conforme sigla em inglês), pela Avibras envolvendo o Tupi (versão brasileira do Sherpa da Renault Trucks Defense), pela BAE Systems Land Systems South Africa ofertando o RG32M LTV e pela AM General and Plasan propondo o MLTV-BR.

Os quatro modelos cumpriram campanhas de demonstração em território brasileiro no ano passado, e serão analisados antes do anúncio do vencedor ser divulgado, para posterior negociações e assinatura com o fornecedor.

Ivan Plavetz