Exército Brasileiro se prepara para receber lote do RBS 70

0
4631
Tecnodefesa-7
(Imagem: Tecnologia & Defesa)

O Exército Brasileiro receberá em breve os últimos itens associados ao sistema portátil de mísseis de defesa antiaérea de curto alcance (VSHORAD) RBS 70, adquiridos em 2014 da SAAB Dynamics por cerca de US$ 9,8 milhões.

Uma equipe seguirá para a Suécia com objetivo de realizar procedimentos de aceitação do último embarque para o Brasil, que deverá acontecer em março. Os dois primeiros lotes chegaram para o Exército ainda no ano passado.

Esse último lote corresponde a equipamentos de visualização noturna, simuladores e provisões para manutenção, como por exemplo, instrumentação de testes, este item destinado ao batalhão encarregado dos serviços de suporte de manutenção para artilharia antiaérea.

O pacote encomendado em 2014 inclui 16 lançadores, mísseis superfície-ar MKII, simuladores, equipamento de visão noturna, conjunto de testes, ferramental, peças de reposição, documentação técnica e treinamento. Os RBS 70 estão sendo introduzidos na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea (EsACosAAe) e na Primeira Brigada de Artilharia Antiaérea (1ª Bda AAAe) do Exército Brasileiro, ambas sediadas do Rio de Janeiro.

Ivan Plavetz