Exercício reúne mais de dois mil militares da Marinha em Formosa

0
2410
Imagem 2 Operação Formosa
A Operação Formosa consiste em manter a Força Naval pronta para ação. (Imagem: Marinha do Brasil)

Hoje será realizada uma demonstração operacional da Formosa 2015, considerada o maior exercício do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil. O adestramento, que teve início no dia 01 de outubro no Centro de Instrução de Formosa conta com a participação de dois mil militares.

A Operação tem por objetivo aprimorar o treinamento e manter as condições de pronto emprego da Força Naval em situações de emergência, com a utilização de veículos blindados e aeronaves de combate.

Imagem 3 Operação Formosa
Sistema de lançadores múltiplos ASTROS CFN 2020 (Imagem: Marinha do Brasil)

No campo de instruções serão utilizados os lançadores múltiplos de foguetes ASTROS CFN 2020 fabricados pela brasileira Avibras. O exercício conta com aviões de combate AF-1 (designação no Brasil do McDonnell Douglas A-4 Skyhawk) do Esquadrão VF-1 da Marinha do Brasil, helicópteros, aeronaves pilotadas remotamente (drones), blindados de transporte de pessoal, incluindo Carros sobre Lagarta Anfíbios (CLAnf), além da simulação de manobras.

Imagem 1 Operação Formosa
(Imagem: Marinha do Brasil)

Um hospital de campanha faz parte da estrutura de apoio da operação. A unidade é utilizada para atender casos de emergências e procedimentos de descontaminação pelo Sistema de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica (NBQR).

Imagem 5 Operação Formosa
As operações do CFN são apoiadas pela Aviação Naval. (Imagem: Marinha do Brasil)

O exercício vai até o dia 13 de outubro.

Ivan Plavetz