Esquadrão VF-1 recebe seu 1º biplace modernizado (N-1022)

0
2136
O N-1022 contribuirá para o incremento do treinamento e da qualificação operativa dos pilotos do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1).
No dia 23 de abril, em Gavião Peixoto-SP, após a conclusão dos voos de ensaio pela Embraer, foi realizado o recebimento da aeronave modernizada AF-1C N-1022 pelo Grupo de Fiscalização e Recebimento das Aeronaves AF-1/1A.
Dentre os diversos sistemas modernizados, podemos citar: o sistema de geração de energia elétrica, a instalação de um radar multimodo, a mudança na concepção da aeronave para glass cockpit e a instalação de um novo sistema de gerenciamento de armas.
O 1º voo do N-1022 modernizado.
Cabe ressaltar que o software de missão (OFP) foi inteiramente desenvolvido pela Embraer.
O N-1022 contribuirá para o incremento do treinamento e da qualificação operativa dos pilotos do 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1), uma vez que esta é a primeira aeronave de dois lugares/duplo comando modernizada entregue.
O N-1022 antes da modernização tinha essa aparência. (Roberto Caiafa)
Além disso, o “Falcão 1022” poderá participar das diversas tarefas operativas do Esquadrão, contribuindo para a Defesa Aeroespacial e proteção das Forças Navais.
Nota do Autor: No recente balanço trimestral divulgado pela Embraer, não ocorreu menção a entrega do N-1022, citado textualmente somente os trabalhos em células de F-5 do 3º lote, conhecido como “jordaniano” informalmente.
O N-1021 deverá ser o próximo a ser modernizado/entregue. (Roberto Caiafa)