Esquadrão Falcão recebe mais um H-36 Caracal

0
2027

O Esquadrão Falcão (1º/8º GAv), sediado em Belém (PA), recebeu o quinto H-36 Caracal, conhecido internacionalmente como H-225M.

O Esquadrão começou a operar o H-36 Caracal em 2011, e realiza missões de busca e salvamento em terra e no mar, de resgate em combate (CSAR), apoio a embarcações com feridos ou doentes, evacuação aeromédica, entre outras. A versatilidade do H-36 possibilita a atuação da aeronave em diversos tipos de missões.

Segundo o comandante do esquadrão, tenente-coronel aviador Marcelo Filgueiras de Sena, a chegada da quinta aeronave do modelo vai aumentar a capacidade operacional do 1º/8º GAv. “Com o recebimento de mais uma aeronave, o esquadrão ampliará sua capacidade de responder às missões para qual é acionado, seja na Amazônia ou em qualquer outra região do País, cumprindo as tarefas da Força Aérea e atendendo assim aos interesses de todo o povo brasileiro, em tempos de paz ou de guerra”, destacou.

A FAB deverá receber um total de 16 H-36 (Imagem Agência Força Aérea/Sgto Paulo Rezende)
A FAB deverá receber um total de 16 H-36 (Imagem: Agência Força Aérea/Sgto Paulo Rezende)

Desenvolvido pela Airbus Helicopter e produzido no Brasil pela Helibras no H-XBR, o H-36 é um helicóptero de dois motores da classe de 11 toneladas. De acordo com a Airbus, a família Super Puma/Cougar conta com mais de 550 unidades fabricadas e um total de mais de dois milhões de horas voadas em todo o mundo.

 

Ivan Plavetz