O Governo da Eslováquia anunciou que selecionou o CV90 MkIV como a nova viatura de combate de infantaria (“infantry fighting vehicle” – IFV) de seu Exército, dentro de seu programa de modernização.
A proposta da BAE Systems Hägglunds, juntamente com a Administração Sueca de Material de Defesa (FMV), foi apresentada no inicio deste ano, e, no mês passado, foi divulgado um relatório de viabilidade do Ministério da Defesa onde o CV90 foi colocado na primeira e segunda posição (em duas variantes de torre), quando medido em relação a todos os requisitos do programa IFV. As negociações começarão agora para finalizar um contrato de produção antes do final do ano.
Com o CV90 MkIV, o Exército Eslovaco adquirirá a versão mais avançada disponível e, juntamente com a indústria eslovaca, a BAE Systems está preparada para entregar o programa dentro do prazo e do orçamento.
Os requisitos da Eslováquia exigem várias variantes do CV90 MkIV, incluindo várias versões com torre e veículos de engenharia e recuperação e também inclui suporte logístico, treinamento e desenvolvimento de veículos futuros. Esta seleção traz a Eslováquia para o Clube de Usuários CV90, que atualmente consiste em sete países, incluindo quatro membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
“A equipe conjunta sueca da FMV e da BAE Systems confirma o apoio do governo sueco à Eslováquia e fortalece ainda mais as relações entre governos”, disse Tommy Gustafsson-Rask, diretor administrativo da BAE Systems Hägglunds, em Örnsköldsvik, Suécia. “Nossa abordagem é baseada na colaboração estratégica com fornecedores eslovacos locais, permitindo que eles desempenhem um papel de alto valor em toda a produção e ciclo de vida do CV90 e todas as suas variantes”, completou.
Hoje, existem cerca de 1.300 CV90s em operação na Dinamarca, Estônia, Finlândia, Noruega, Suécia, Suíça e Holanda.
Respostas de 7
Creio eu ser este o sonho de consumo de qualquer exército, baita máquina no estado da arte puro.
Minha lista de favoritos para o Nova Couraça esta entre Leclerc,C1 Ariete e o CV90120-T, Torço para o EB ir de MBT mas se o problema for o peso um MMBT no estado da arte vai ser ótimo também.
Eu torço por uma variante do Aríete feita para o EB junto com o EI via IDV .
Se for para torcer, torço pelo KF-51 Panther kkkk
finlândia?usuario cv-90? eu achava que eles apaixonados pelos produtos dele do caso patria
A Suécia usa veículos Patria um belo exemplo ganha-ganha
Os CV-90 continuam usando motores Scania da família V8 DS/DC? porque se sim é um baita diferencial pois essas famílias equipam os extras-pesados da mesma então o suporte pro motor será bem mais fácil no futuro.