EsIE coordena exercício latinoamericano de DQBRN (IV ExBRALC)

0
1332
Trabalho de reconhecimento inicial do grau de contaminação de acidentados em um cenário DQBRN.

No dia 31 de agosto de 2017, a Escola de Instrução Especializada (EsIE) coordenou e conduziu a parte final do IV Exercício Regional em Assistência e Proteção para Estados Partes da Região da América Latina e do Caribe (ExBRALC), dentro do contexto de Defesa Química Biológica, Radiológica e Nuclear (DQBRN).

Participantes da parte final do IV ExBRALC

A atividade materializa o compromisso firmado pelo Estado Brasileiro, por meio do Ministério da Defesa (MD), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI), com a Organização para Proibição de Armas Químicas (OPAQ) no sentido de capacitar recursos humanos na área de Assistência e Proteção em Resposta a Emergências Químicas.

Flagrante do trabalho de planejamento de uma dos grupos visando gerenciamento de crise DQBRN.
Simulação de incidente envolvendo acidente automotivo com feridos e liberação de agente químico tóxico.
Abordagem das equipes à área contaminada por agente químico tóxico.
Triagem e gestão dos atingidos pela contaminação química.

Para tanto, os especialistas em DQBRN da Escola, em parceria com outros integrantes do Sistema DQBRN brasileiro, proporcionaram aos participantes do evento o adestramento prático acerca  do Sistema de Comando de Incidente (SCI), aplicado à resposta a um incidente com desastre em massa; além da observação de uma simulação atinente ao trabalho interagências, no caso de ocorrência de incidente com agente químico tóxico.

A EsIE é a célula-mater do referido sistema, no âmbito da Forças Armadas Brasileiras, e constitui-se  como a principal capacitadora de recursos humanos, para este fim, na América do Sul.

Simulação de remoção de contaminado grave
Treinamento integrado com as equipes do IMAE da FAB para remoção de contaminado químico.

Participaram desta capacitação militares das Forças Armadas, das Forças Auxiliares e civis do Brasil, Argentina, Barbados, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.

O comandante da EsIE dá as boas vindas aos participantes do IV ExBRALC.