Emirados Árabes Unidos conhece estrutura de defesa brasileira

0
2131
Imagem 1 BrasilEmiradosDef
(Imagem: Ministério da Defesa dos Emirados Árabes Unidos)

Ao longo desta semana, uma comitiva com integrantes da área de defesa dos Emirados Árabes Unidos está no Brasil a fim de expandir a cooperação bilateral entre os dois países. Como parte da agenda, a delegação esteve, na última segunda-feira (01), na sede do Ministério da Defesa, em Brasília.

O ministro Aldo Rebelo deu boas-vindas à comitiva, ressaltando a parceria já firmada na área de defesa com o Brasil. “Receber os senhores é um momento de muita alegria. E quero fazer, nesse momento, o compromisso de levar adiante o nosso acordo de cooperação na área de defesa”, destacou.

O embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, kalif Al-Muallai, também falou sobre o marco desse encontro. “Esse é o início de um grande relacionamento e uma cooperação ainda maior”, disse.

O chefe da delegação árabe, brigadeiro Mubarak Al-Nevada, enfatizou o interesse em expandir a cooperação na área militar. “Estamos aqui para fazer negócios. Temos muitas oportunidades para trabalharmos juntos”, concluiu. As áreas de treinamento militar e a troca de experiência em missões de paz estão entre os temas de possível entendimento com os Emirados Árabes Unidos.

Indústria de defesa

Imagem 2 BrasilEmiradosDef
Encontro no MD com integrantes da comitiva da área de defesa dos Emirados Árabes Unidos. (Imagem: PH Freitas/MD)

As tratativas entre os países seguiram durante reunião bilateral. Foram apresentadas algumas ações desenvolvidas no Brasil no segmento de defesa, em especial as principais atividades no cenário nacional e internacional, como as missões de paz.

O vice-presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (ABIMDE), vice-almirante (Rm1) Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, fez uma exposição sobre a indústria de defesa brasileira, produtos e empresas. Durante a estadia no Brasil, a comitiva árabe irá visitar as instalações de algumas dessas empresas, como a Embraer, EMGEPRON, Avibrás, Novaer, Mectron, Condor e Bradar.

Também participaram da reunião o subchefe de Assuntos Internacionais do Ministério da Defesa (MD), general-de-divisão Fernando Rodrigues Goulart, o diretor do departamento de catalogação do MD, vice-almirante Antônio Carlos Guerreiro, e o representante do Ministério das Relações Exteriores, conselheiro Carlos Leopoldo.

Ivan Plavetz