Embraer recebe certificado para o veículo básico do KC-390

0
1519

A Embraer Defesa e Segurança recebeu recentemente o Certificado de Tipo Provisório para o Veículo Básico do KC-390, emitido pelo Instituto de Fomento e Coordenação Industrial  (IFI), organização da Força Aérea Brasileira responsável pela certificação militar, atestando que o KC-390, nessa configuração básica, cumpre os requisitos da base de certificação.

“Este marco demonstra a maturidade do projeto, que tem feito com que a campanha de ensaios progrida como planejado e com grande eficiência”, disse Jackson Schneider, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O trabalho conjunto das equipes da Embraer e do IFI tem se mostrado de grande valia para seu maior entrosamento, assim como para o aperfeiçoamento e a validação dos processos e procedimentos do programa, com vistas à declaração de atingimento da Capacidade Operacional Inicial (IOC conforme sigla em inglês), no segundo semestre de 2017, e à certificação da Capacidade Operacional Final (FOC), no segundo semestre de 2018.

De acordo com a Embraer, a campanha de testes do KC-390 está avançando de forma extremamente satisfatória, validando todos os objetivos de desempenho e capacidade previstos por meio do uso de avançadas ferramentas de engenharia. Desde o início da campanha de testes em voo, em 26 de outubro de 2015, os protótipos do KC-390 têm apresentado uma alta taxa de disponibilidade, acumulando um número sem precedentes de horas de voo para o programa, com mais de 650 horas de voo acumuladas no início deste novembro.

 

Ivan Plavetz