Embraer exibe a nova versão SAR do KC-390

0
2447
Imagem 1 e 2 KC-390-FWSAR
A Embraer D&S revelou a versão SAR do KC-390 para disputar o FWSAR (Imagem: EMBRAER)

A Embraer Defesa & Segurança (EDS) está promovendo no Canadá uma nova versão de Busca e Salvamento (SAR) da aeronave militar de transporte multimissão KC-390. A configuração exibida durante o Canadian Aerospace Summit 2015 tem por objetivo atender aos requisitos do programa Aeronave de Asa Fixa de Busca e Resgate (FWSAR – Fixed-Wing Search & Rescue Project) em andamento naquele país. O FWSAR visa selecionar um modelo que substitua os veteranos DHC-5 Buffalo e C-130 Hércules da Real Força Aérea do Canadá (RCAF) nessas missões.

De acordo com a EDS, o KC-390 reúne características que o tornam ideal para missões SAR no ambiente predominante no Canadá. Entre elas figuram alta velocidade de cruzeiro e capacidade de voo em baixa velocidade, grande autonomia, conceito de emprego SAR considerado desde o início do programa, grande disponibilidade e baixo custo do ciclo de vida operacional.

O presidente e CEO da EDS, Jackson Schneider, acredita que o KC-390 não só atende como excede os requisitos do FWSAR.

Uma avançada geração de aviônicos, sensores eletro-opticos/infravermelho e radar, total compatibilidade com óculos de visão noturna (NVG-Night Vision Goggles) e capacidade SAR tanto sobre terra como em áreas marítimas, fazem da aeronave um candidato altamente competitivo.

O voo do KC-390 é gerenciado por um avançado sistema de controle de voo fly-by-wire, tornando a pilotagem mais simples e diminuindo a carga de trabalho da tripulação para que ela concentre-se na missão. O espaço interno da cabine de carga/passageiros é rapidamente reconfigurável e permite transportar todos os meios necessários para diversos tipos de missão incluindo evacuação aeromédica.

Ivan Plavetz