Embraer encaminha entrega do primeiro Super Tucano ao Líbano

0
4029
(Imagem: Sierra Nevada Co)

Está em curso a produção do primeiro turboélice de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para a Força Aérea do Líbano.

Produzidos nas instalações da Sierra Nevada Corporation (SNC), parceira norte-americana da Embraer Defesa & Segurança (EDS), as primeiras entregas devem acontecer ao longo de 2017.

Em novembro do ano passado o governo dos Estados Unidos assinou um contrato de US$ 173 milhões nos moldes do Foreign Military Sales (FMS) correspondente à aquisição de seis A-29 destinados para a Força Aérea do Líbano. O primeiro exemplar será entregue para a Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) no início de 2017 e posteriormente será enviado ao Líbano, segundo uma fonte da própria Embraer.

Os Super Tucanos darão suporte à frota de aeronaves Cessna 208B Caravan usados em missões de reconhecimento e inteligência. Essas aeronaves estão sendo adaptadas para carregar mísseis ar-superfície Lockheed Martin Hellfire. Para isso foi contratada a norte-americana Orbital ATK.

Líbano receberá o primeiro A-29 no início de 2017 (Imagem: USAF)
Líbano receberá o primeiro A-29 no início de 2017 (Imagem: USAF)

Desde o lançamento do A-29 Super Tucano, a Embraer vendeu o modelo para mais de 13 países e, ainda segundo a empresa, novas encomendas estão sendo esperadas até o final deste ano.

A Embraer já entregou para a USAF 16 A-29 produzidos na linha de montagem da Sierra Nevada, localizada em Jacksonville naFlórida. Os primeiros quatro aviões foram repassados para a Força Aérea do Afeganistão em janeiro para substituírem os helicópteros Mil Mi-35.

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global