EMBRAER apresenta resultados do 4º trimestre de 2014

0
1893
Foto 1 EMBRAER-4ºT2014.
O roll out do KC-390 marcou o ponto alto do último trimestre de 2014. (Imagem: EMBRAER Defesa e Segurança)

A EMBRAER apresentou ontem (04/03) o balanço geral correspondente ao 4º trimestre de 2014. A seguir, destacamos o conjunto das principais atividades desenvolvidas pela empresa no período.

A Embraer Defesa & Segurança desenvolve ativamente várias campanhas de vendas para diversas aplicações de sua linha de produtos e serviços, dentre as quais aeronaves de transporte militar e de autoridades, de treinamento e ataque leve, sistemas de inteligência, vigilância e reconhecimento, sensoriamento remoto e monitoramento e modernização de aeronaves.

A EDS, diretamente ou por meio de empresas controladas, lidera projetos importantes no Brasil, tais como o desenvolvimento do jato de transporte militar tático KC-390, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON) e o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Brasileiro (SGDC).

No Programa KC-390, a Embraer apresentou ao público o primeiro protótipo da aeronave produzida na fábrica de Gavião Peixoto. O evento, ocorrido em outubro, contou com a presença do Ministro da Defesa do Brasil, do Comandante da Força Aérea Brasileira, além de comitivas e representantes de mais de 30 países.

Também em outubro, o Governo Brasileiro assinou o contrato com a empresa SAAB para o fornecimento de 36 jatos Gripen NG. Neste contexto, a Embraer assinou com a empresa sueca um acordo (Heads of Agreement) para atuação conjunta no Projeto F-X2 no Brasil. Este acordo envolve participação relevante da Embraer no processo de fabricação e entrega das aeronaves, desenvolvimento da versão biposto, além de parceria estratégica para promoção das vendas do Gripen NG no mercado global.

No segmento de transporte de autoridades, a Embraer e o Governo de Honduras assinaram contrato para o fornecimento de uma aeronave Legacy 600. A aeronave já se encontra entregue em solo hondurenho.

O Programa de Apoio Aéreo Leve (LAS, em inglês), da Força Aérea dos Estados Unidos, recebeu mais uma aeronave A-29 Super Tucano no quarto trimestre, totalizando três aeronaves entregues em 2014.

Com relação ao projeto SISFRON, liderado pelo Consórcio Tepro, o Exército Brasileiro realizou em novembro a cerimônia de inauguração do início das operações. Além disso, a primeira unidade do radar M20 SENTIR, desenvolvida pela Bradar, foi aprovada em Teste de Aceitação de Campo (SAT).

A Visiona Tecnologia Espacial, empresa responsável pela integração dos sistemas do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicação Brasileiro (SGDC), realizou em dezembro de 2014 a revisão de fase do projeto, CDR (Critical Design Review), com a presença de representantes da Telebrás e do Ministério da Defesa do Brasil. Este evento marca o fechamento de 2014 com todas as obrigações contratuais concluídas e mantendo o cronograma aderente ao planejamento.

Já a Bradar assinou contrato com o Centro de Operações Logísticas (COLOG) do Exército Brasileiro para fornecimento de quatro unidades do radar SABER M60 e de quatro Centros de Operações de Artilharia Antiaérea (COAAe).

A Atech assinou, no 4º trimestre de 2014, alguns contratos com o Governo Brasileiro para implantação do Sistema Avançado de Gerenciamento de Informações de Tráfego Aéreo e Relatórios de Interesse Operacional (SAGITARIO), a modernização dos centros de controle, suporte e evolução das funcionalidades do Sistema de Gestão de Espaço Aéreo (SIGMA) e um aditivo do Projeto do Laboratório de Geração de Energia Elétrica (LABGENE). “

Ivan Plavetz

Fonte: EMBRAER