Elbit Systems atua no setor de combate a incêndios

0
1167
Plataforma aérea de combate a incêndios Air Tractor. (Imagem: Elbit Systems)
Plataforma aérea de combate a incêndios Air Tractor. (Imagem: Elbit Systems)
Plataforma aérea de combate a incêndios Air Tractor. (Imagem: Elbit Systems)

A israelense Elbit Systems anunciou ontem (05) que foi contemplada pelo Ministério da Defesa de Israel com um contrato de aproximadamente US$ 100 milhões envolvendo o fornecimento de seis novos aviões para combate a incêndios. As aeronaves serão operados pelo esquadrão Elad, unidade especializada que já possui em sua frota oito aviões configurados para este tipo de missão.

O contrato, que terá duração de oito anos, também cobrirá horas de voo, modernização da infraestrutura, manutenção, operação de pista de pouso, manejo de líquidos retardantes de fogo, entre outros aspectos operacionais do esquadrão. A plataforma aérea de combate a incêndios empregada será o Air Tractor, avião monomotor capaz de carregar três mil litros de água e voar três horas seguidas sem reabastecimento.

Bezhale Machlis, presidente e CEO da Elbit Systems, manifestou satisfação em ter sua empresa selecionada pelo MoD de Israel. Ressaltou a vasta experiência que a companhia possui para proteger a população do país e o meio ambiente.

O esquadrão de combate a incêndios Elad foi fundado a quatro anos após o grande incêndio florestal ocorrido em Monte Carmelo, localizado na região costeira mediterrânea de Israel. Na ocasião morreu Elad Riben, bombeiro que foi homenageado tendo seu nome adotado pela corporação.

Desde o sinistro de Monte Carmelo, a Elbit Systems coopera com as atividades da Força Aérea de Israel neste setor, também com o Fundo Nacional Jewish e Autoridade de Parques e Áreas de Preservação, desenvolvendo procedimentos operacionais e qualificando aeródromos para essa atividade.

Desde sua inauguração em 2011, o Elad já cumpriu 4.600 missões, acumulando mais de 2.500 horas de voo e colaborado com a extinção de mais de 500 focos de incêndio potencialmente destrutivos ao longo do território israelense.

Ivan Plavetz