DSM Dyneema e Airborne International juntas na produção de radomos

0
1100
Imagem 1 e 2  DSM Dyneema + Airborne International
(Imagem: Pro Patria Electronics)

A holandesa DSM Dyneema, fabricante de fibras UHMWPE, material constituído de polietileno de peso molecular ultra elevado, denominado comercialmente de Dyneema®, e líder mundial de materiais de proteção individual e de desenvolvimento da fibras de alta-performance, anunciou hoje (18) estabelecimento de parceria com a holandesa Airborne International para desenvolver e produzir  radomos (carenagem para enclausuramento de antenas de radares ) usando a Dyneema® Crystal Technology. Apresentando nível de perda de sinal próximo de zero, esse material introduz novos padrões de transparência eletromagnética, bem como baixo peso, robustez e performance hidrofóbica optimizada.

As duas empresas desenvolverão e produzirão juntas radomos da próxima geração para varias companhias, sendo que a primeira será a Pro Patria Electronics, a qual instalará nos seus radares  PGSR-3iFT Beagle de vigilância terrestre montado em torre. A DSM Dyneema demonstrará a Dyneema® Crystal Technology e sua aplicação no radar Beagle durante a NIVD Conference, em Rotterdam, Holanda, no próximo dia 19 de novembro.

Miki Kohen, diretor-técnico da Pro Patria Electronics, disse que o Beagle  enfrenta difíceis e implacáveis desafios no campo operacional, portanto, a companhia precisa adotar um radomo de projeto avançado para  melhorar suas capacidades. Para satisfazer tais necessidades, a empresa viu na Dyneema® Crystal Technology solução ideal para seu equipamento, explicou Kohen. De acordo com ele, o material não somente excedeu as expectativas de performance, mas também, resolveu uma série de desafios, que vai da proteção até a portabilidade. Esse material único tem potencial para proporcionar grandes transformações nos projetos da Pro Patria Electronics.

Imagem 3  DSM Dyneema + Airborne International
O novo radomo do radar PGSR-3iFT Beagle será o primeiro produto da parceria. (Imagem: Pro Patria International)

O PGSR-3iFT Beagle da Pro Patria Electronics é um radar montado sobre torre usado para detectar, engajar e classificar alvos em movimento ou imóveis sobre terreno. Concebido para operar no deserto e em outros ambientes rústicos, ele possui capacidade de alerta antecipado, prevenção de incursões através de fronteiras e reconhecimento de ameaças. Seu radomo de formato cilíndrico desenvolvido pela DSM Dyneema e Airborne International com aplicação da Dyneema® Crystal Technology na forma de fita, mede 1 metro de diâmetro e 1,2 metros de altura.

Giel van der Kevie, gerente comercial da Airborne International, disse que a Dyneema® Crystal Technology permite uma abordagem radicalmente diferente nos projetos de radomo  e sua produção. Ele avalia que essa tecnologia oferece para sua companhia  novas e eficazes soluções com relação às altas-frequências de emissão de ondas e requisitos de perda de sinal com valores próximos de zero. Kevie informou que a Airborne International e a DSM Dyneema estão investigando novos caminhos para aproveitar as particulares propriedades da Dyneema® Crystal Technology.

Ivan Plavetz