Dezoito empresas de defesa brasileiras participam de feira na Colômbia.

No período de 04 a 06 de dezembro, aconteceu a sexta edição da Expodefensa em Bogotá – feira de produtos de defesa realizada pela Colômbia.

Neste ano, dezoito empresas brasileiras participaram como expositores, entre elas, indústrias aeroespaciais como a Avibras e a Embraer.

A feira acontece a cada dois anos, desde 2009, e, em sua última edição, em 2015, não havia um estande do Brasil.

Segundo o Adido Aeronáutico do Brasil na Colômbia, Coronel Aviador Luiz Guilherme Magarão, que foi um dos elos entre as empresas e os organizadores da feira, o evento vem ganhando relevância, tornando-se um marco no setor.

Na oportunidade, houve a apresentação das novidades no mercado de simuladores, aeronaves não tripuladas, tecnologia da informação, sistemas de navegação, comunicação e de comando e controle integrados, entre outros produtos de última geração trazidos por desenvolvedores de todo o mundo. “Esse, provavelmente, é o segundo maior evento de produtos de defesa da América do Sul, ficando atrás apenas da LAAD”, explica.

A edição deste ano contou com a participação de 269 expositores de 35 países, sendo que apenas 28% eram empresas colombianas, ressaltando a expressiva participação internacional.

Foram mais de 12.500 visitantes nos três dias de feira, além de contar com 76 delegações oficiais de 30 países, dentre os quais o Brasil.

“Nossos estandes foram muito visitados, os nossos produtos geraram muito interesse. Foram fechados dois acordos importantes de cooperação durante o evento. Um deles com a Visiona, uma empresa da Embraer, que fez um acordo com a Força Aérea Colombiana, e outro entre a Embraer e a CIAC, a Corporación de la Industria Aeronáutica Colombiana. Também foram feitos muitos contatos, que devem gerar frutos vindouros”, avalia o coronel Magarão.

Durante a programação da feira, no dia 05 de dezembro, foi realizado um simpósio da indústria de defesa nacional, com a participação do Coronel Aviador José Frederico Júnior, do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER).

O oficial ministrou uma palestra sobre o processo de reestruturação do Comando da Aeronáutica e a recém-lançada campanha institucional Dimensão 22.

Fonte: Adidância Aeronáutica do Brasil na Colômbia

 

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

A empresa grega EODH, em parceria com a belga-espanhola DUMA e a alemã KNDS in Deutschland (antiga Krauss-Maffei Wegmann), apresentou um...

No dia 08 de maio de 2024 acontecerá Helipark, em Carapicuíba, na Região Metropolitana de São Paulo (SP), a Conferência de Aviação Policial –...

Os anos pioneiros da era do jato na Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira foram marcados pela operação de...

A Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW) publicou, na última sexta-feira, dia 19 de abril, um pedido de cotação...

Comentários

DISPONÍVEL