Deu no Twitter do General…

0
2308
Post na conta do Twitter do general Villas Boas cita Samuel P. Huntington. Do que fala o comandante do Exército Brasileiro?

Samuel Huntington nos instiga: “A lealdade e a obediência são as mais altas virtudes militares; mas quais serão os limites da obediência?” O Estado, ao nos delegar poder p/ exercer a violência em seu nome, precisa saber q agiremos sempre em prol da sociedade da qual somos servos.*

*Samuel P. Huntington (Nova Iorque, 18 de abril de 1927 — Martha’s Vineyard, 24 de dezembro de 2008) foi um economista americano, muito influente nos círculos politicamente mais conservadores.

Tornou-se conhecido por sua análise do relacionamento entre os militares e o poder civil, por suas investigações acerca dos golpes de estado e, principalmente, por sua polêmica teoria do choque de civilizações, inspirada pelo historiador e filósofo polonês Feliks Koneczny.

Segundo a teoria do choque de civilizações, os principais atores políticos do século XXI seriam civilizações e não os estados nacionais, e as principais fontes de conflitos após a guerra fria, não seriam as tensões ideológicas mas as culturais.

O conceito do choque de civilizações apareceu pela primeira vez em um artigo publicado em 1993 na revista Foreign Affairs.

Posteriormente, Huntington ampliou sua tese no livro “O choque de civilizações”, publicado em 1996 e traduzido em mais de 39 idiomas.

Samuel Huntington foi autor, co-autor e editor de 17 livros e mais de 90 artigos acadêmicos sobre seus principais temas de trabalho.

Mais recentemente, analisou as ameaças que a imigração representa para os Estados Unidos.

Ele é considerado um importante autor conservador contemporâneo.