Curso de Operação e Manutenção do UT30-BR

0
1977
(Imagem: Exército Brasileiro)

No último mês, a empresa Elbit Systems ministrou, nas instalações do Centro de Avaliações do Exército (CAEx) em Guaratiba (RJ), o Curso de Operação e Manutenção em primeiro escalão do Sistema de Armas Não Tripulado UT30-BR, que equipa uma das versões da Viatura Blindada de Transporte de Pessoal – Média de Rodas (VBTP-MR) Guarani.

Contando com a participação de 20 oficiais e praças da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec), do Centro de Instrução de Blindados e do CAEx, o curso habilitou os militares paras atividades de experimentação doutrinária, instrução, avaliação técnica e operacional do sistema de armas UT30-BR.

Durante o curso, os instruendos aprenderam a utilizar o equipamento nos modos de operação manual, potência, estabilização e transporte.

Imagem 2 CursoOp.UT30-BR
Sistema de Armas Não Tripulado UT-30-BR (Imagem: Exército Brasileiro)

O plano de matéria do curso contemplou os seguintes assuntos: realização de tiro com o canhão de 30 mm, com a metralhadora 7,62 mm e com o lançador de granadas fumígenas; além de carregamento, alimentação, dobramento da torre e manutenção em primeiro escalão.

O curso foi predominantemente prático visando facilitar o processo de aprendizagem. Ao término das instruções, a empresa aplicou uma avaliação prática aos alunos e todos foram considerados aptos para a operação e manutenção do sistema de armas UT30-BR, estando em condições de multiplicar os conhecimentos adquiridos em suas organizações militares de origem.

Ivan Plavetz