O ministro da Defesa da Argentina, Agustín Rossi, encabeçou na última sexta-feira, 23 de janeiro, uma reunião com o objetivo de desenvolver cooperação bilateral na área de Defesa com a China.
O encontro aconteceu no salão Belgrano do Edifico Libertador, sede do Ministério da Defesa, localizado em Buenos Aires, e contou com a presença de delegação chinesa liderada pela diretora do Departamento de Comércio Militar e Assuntos Externos daquele país, Zhan Chunli.
De acordo com comunicado oficial, durante a reunião as comitivas dos dois países avançaram em temas relacionados à produção para o setor no âmbito de uma aliança estratégica entre China e Argentina, desenvolvendo-se às vésperas da visita ao país asiático que será realizada pela presidente Cristina Kirchner em fevereiro. Dentro desse marco, as duas comitivas chegaram a um consenso para assinar um acordo para a produção de veículos blindados para a Força Binacional de Paz “Cruz del Sur” em Pequim, no próximo mês, durante a missão comercial liderada pela mandatária argentina.
Também foi assinada uma ata de entendimento entre a Administração Estatal de Ciência, Tecnologia e Produção para a Defesa da República Popular da China e a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa da Argentina.
Durante o encontro discutiu-se o status dos seguintes projetos: construção conjunta de um navio polar, aquisição de hospitais móveis para emergências e ampliação de plantas químicas localizadas em Rio Tercero, na província de Córdoba, bem como a modernização de navios de patrulha oceânica (OPV) da Armada Argentina.
Ivan Plavetz