Consub firma parceria com DGS e juntas vão atuar nos mercados civil e militar.

0
478
Presidente da Consub, Antônio Lucas, e o Presidente da DGS Defense, Abílio Di Gerardi, assinam parceria e levam a tecnologia MAxx® para as embarcações de alta perfomance.
  • Sistema de gerenciamento MAxx® da Consub, que integra soluções de rastreamento, controle logístico e monitoramento, será implementado nas embarcações de alta performance da DGS

 As brasileiras Consub e DGS Defense irão trabalhar em conjunto.

As empresas que atuam fortemente no setor naval, pretendem incorporar ainda mais tecnologia às embarcações de alta performance do estaleiro, fornecendo ao mercado um produto com sistema de gestão completo para tomada de decisão.

 No acordo, os três modelos de barcos da DGS (DGS 650 RAPTOR, DGS 888 RAPTOR e DGS 1200 RAPTOR) poderão contar com a tecnologia MAxx® – um sistema de gerenciamento que integra soluções de rastreamento, georreferenciamento, controle logístico e monitoramento, baseados em sistemas operacionais próprios.

Durante a Ridex 2018, a fabricante de embarcações de alta performance DGS fechou um acordo de parceria com a Consub, permitindo aos seus clientes especificarem equipamentos e sistemas de alta tecnologia MAxx® para três modelos (DGS 650 RAPTOR, DGS 888 RAPTOR e DGS 1200 RAPTOR).

A solução de uso dual (civil e militar) pode ser usada em diversos setores, como, por exemplo, para monitoramento de fronteiras marítimas, controle logístico de cargas, embarcações, entre outros.

Com o MAxx®, os três modelos de embarcações da DGS permitirão o controle e gerenciamento da frota, a realização do comando e controle e comunicações em tempo real, com fusão de dados disponibilizados em rede, dentre outras capacidades voltadas para tomada de decisão.

Projetada e construída no Rio de Janeiro, a Embarcação Tubular Rígida Híbrida DGS 888 RAPTOR, utiliza como matéria prima um composto termoplástico híbrido de alto peso e ultra-alto peso molecular.

 Para o presidente da DGS Defense, Abílio Di Gerardi, atuar em conjunto com a Consub será uma grande oportunidade para ambas as empresas: “Vamos agregar a tecnologia da Consub às nossas embarcações e isso possibilitará oferecer ao mercado um produto de alta performance e ainda mais inteligente. Uma solução que trará agilidade, resistência e informações fundamentais para operações de vigilância, entre outras.”

Satisfeito com o acordo entre as empresas, o presidente da Consub, Antônio Lucas, também ressalta os benefícios da parceria. “Vamos associar duas soluções nacionais, nossa tecnologia às embarcações de alta performance da DGS – o que resultará num produto altamente inteligente e capaz de atender aos mercados civil e militar. Isso é uma grande conquista e com certeza contribuirá muito para o País.”

A DGS 888 RAPTOR é uma embarcação multimissão blindada, projetada para operar em ambientes hostis. O potente motor FPT N67 EVO, que entrega 570 hp a um sistema de propulsão hidrojato AlamarinJet AJ340, permite alcançar velocidades superiores a 42 nós.

A integração dos barcos da DGS ao MAxx®  trará uma série de recursos como localização 24 horas, controle do combustível consumido, informações do motor, entre outros dados, tudo em tempo real.

Segundo o diretor da Consub, almirante Carlos Afonso Pierantoni Gambôa, as primeiras embarcações estarão disponíveis para o mercado em 60 dias. “Estamos felizes, pois, com essa ação, a Consub expande ainda mais o seu já estabelecido programa de comando e controle para o mercado dual.”

A estação remota de armamento REMAX, da Ares Aeroespacial e Defesa, instalada na DGS 888 RAPTOR.

Consub

Criada em 1980, a Consub é uma empresa brasileira especialista em Sistemas de Defesa, referência no desenvolvimento de soluções em tecnologia e integração de sistemas navais no Brasil.   

Desde 2017, a Consub é parte do Grupo ATP, que conta com 25 anos de experiência e controla empresas de energia, infraestrutura, engenharia, arquitetura e imobiliária.

Recentemente, por conta da importância do trabalho desenvolvimento no país, a Consub foi Certificada pelo Ministério da Defesa, como Empresa Estratégica de Defesa (EED).

Sobre a DGS

DGS 888 RAPTOR – Foto: Roberto Caiafa. 

Com 11 anos de atividade e mais de 80 embarcações operando na Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Corpo de Bombeiros, órgãos de segurança entre outras instituições, a DGS Defense, Empresa Estratégica de Defesa, consolida seu trabalho como único estaleiro brasileiro dedicado a projetos e construção de embarcações militares blindadas para as áreas de Defesa e Segurança.

Ao longo dos últimos anos, a DGS Defense desenvolveu e detém a patente das ETRH’s (Embarcações Tubulares Rígidas Híbridas – Extreme Hull – XH®) e é o único fabricante nacional desse tipo de embarcação. As ETRH’s não afundam, não propagam chamas, têm longa vida útil e baixo custo de manutenção, pois são 100% fabricadas com um composto termoplástico híbrido de alto peso e ultra-alto peso molecular.

Exemplo mais recente de ETRH fabricada pelo estaleiro, a família de embarcações táticas multimissão DGS RAPTOR, composta por três modelos – DGS 650 RAPTOR, DGS 888 RAPTOR e DGS 1200 RAPTOR –é uma avançada plataforma projetada para fornecer mobilidade tática e suporte de fogo em ambientes ribeirinhos e litorâneos.