Como é fabricado o Boeing F-15 SA Advanced Eagle para a Arábia Saudita (Vídeo)

0
4970
O Boeing F-15SA Advanced Eagle é considerada a mais sofisticada versão do avião já feita. Nada mau para um quase cinquentão.

O Governo dos Estados Unidos e o Governo Saudita estabeleceram um acordo de US $ 60 bilhões para a compra pelos sauditas de 84 aeronaves Boeing F-15SA (contrato assinado em 2010/11).

No pacote, a Arábia Saudita também solicitou 170 conjuntos de radar AESA (electronic scanned array) ativos APG-63 (v) 3 , 193 motores de desempenho melhorado F-110-GE-129 e 300 mísseis AIM-9X Sidewinder.

O vice-príncipe herdeiro saudita e ministro da Defesa, o príncipe Mohammed bin Salman bin Abdulaziz, afirmou a época: “O Reino adquiriu este tipo de aeronave moderna com o intuito de proteger suas terras e locais sagrados, seus interesses nacionais e suas capacidades econômicas. Com elas, asseguramos o desenvolvimento, a manutenção da segurança e estabilidade que garante a paz na região. ”

A venda também incluiu 338 sistemas de mira montados no capacete (JHMCS), 500 mísseis ar-ar de médio alcance avançados AIM-120C / 7 (AMRAAM) e 1.100 bombas guiadas a laser GBU-24 PAVEWAY III (2.000lb).

Além disso, o acordo cobriu as atualizações para a frota da Real Força Aérea Saudita (RSAF) de 70 caças multifuncionais F-15S para a configuração do F-15SA.

Os Boeing F-15S mais antigos, adquiridos nos anos de 1970/80/90 também serão atualizados para o padrão SA.

Construído pela Boeing, o F-15 é um avançado caça de interceptação de longo alcance e uma aeronave tática capaz de voar (em curtos trechos e por pouco tempo) a uma velocidade superior a Mach 2,5.

Ele é equipado com capacidade aprimorada de visão noturna e três novos monitores de cristal líquido de matriz ativa.

O sistema de navegação e direcionamento LANTIRN da Lockheed Martin, adotado para uso com esses Eagles sauditas, contém um sensor FLIR (Forward-Looking Infrared), que produz imagens de vídeo projetadas no monitor head-up do piloto e na tela do radar de acompanhamento do terreno.