COMAVE recebe drone com câmera termal Zenmuse XT da FLIR Systems.

0
1018
COMAVE adquire capacidade de operar e gerar inteligência com RPA´s a noite, apoiando operações policias.
O drone DJI M200 Series Standard, equipado com câmera Zenmuse XT da FLIR Systems .

O Comando de Aviação (COMAVE) do Estado de Minas Gerais, formado pela PMMG (Pégasus), CBMMG (Arcanjo) e PCMG (Carcará) sediaram, entre os dias 12 a 14 de junho, o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública e Defesa CivilENAVSEG 2018, realizado nas dependências do Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, no bairro Prado, Belo Horizonte.

O evento teve a coordenação do Comando de Aviação do Estado (COMAVE), do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros e da Coordenação Aerotática (CAT) da Polícia Civil de Minas Gerais, com organização da Evoluigi Treinamento & Desenvolvimento, a qual faz a gestão do site Piloto Policial & Resgate Aeromédico.

No encerramento do 2º dia de evento, e dentro do tema de palestras “Operações de RPA´s” (drones), ocorreu a entrega de um drone DJI M200 Series Standard, equipado com câmera Zenmuse XT da FLIR Systems (câmera termal montada em suporte estabilizado) ao comandante do COMAV, coronel PM Rodrigo Sousa Rodrigues.

A nova tecnologia, nos testes realizados pela PMMG e PCMG (operadores naturais do equipamento), logrou localizar, filmar a cores ou em modo thermal, e transmitir para terra, de dia ou a noite, imagens e dados sobre pontos de vendas de droga, áreas controladas pela criminalidade e demais informações sensíveis de inteligência sem denunciar sua posição, devido ao alcance dos dispositivos optrônicos embarcados no drone com zoom de 6x.

Dessa forma, o COMAVE acrescenta mais uma capacidade, o reconhecimento e coleta de inteligência em tempo real, diuturno, com uso de RPA´s, além do apoio a operações policias em áreas restritas.

Com o futuro acréscimo de óculos de visão noturna para os pilotos dos helicópteros policias da PMMG (e correspondente adaptação dos cockpits), as possibilidades operacionais no período noturno vão sofrer uma mudança de paradigmas na aviação de segurança pública do Estado de Minas Gerais.

O ENAVSEG 2018 contou com o apoio da Evoluigi, ligada ao Piloto Policial & Resgate Aeromédico (www.pilotopolicial.com.br)

Texto e Fotos: Roberto Caiafa.