Comando Militar do Sul acompanha recebimento de viaturas blindadas

0
7046

Integrantes da 4ª Seção do Comando Militar do Sul (CMS), localizada em Porto Alegre (RS), visitaram as organizações militares da 5ª Região Militar (5ª RM), em especial nas cidades paranaenses de Curitiba, Lapa e Rio Negro.

Em Curitiba a comitiva acompanhou o recebimento das 52 viaturas blindadas que chegaram ao País pelo porto de Paranaguá (PR) no dia 19 de setembro, oriundas da parceria entre Exército Brasileiro e Exército dos Estados Unidos, dentro do programa Excess Defense Articles, além do andamento da segunda fase do Projeto de Modernização da Viatura M-113, atividades conduzidas pelo Parque Regional de Manutenção da 5ª RM.

A comitiva também acompanhou as obras de infraestrutura de manutenção, difundiu novas diretrizes de blindados do CMS e levantou possíveis demandas logísticas de suprimento e manutenção, ações implementadas durante passagem pelo 5º Batalhão Logístico (5º Blog), pelo 20º Batalhão de Infantaria Blindada (20º BIB) e pelo 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP).

Veículo de socorro M-88 A1 (Imagem: Exército Brasileiro)
Veículo de socorro M-88 A1 (Imagem: Exército Brasileiro)

Já na guarnição de Rio Negro, em visita ao 5º Regimento de Carros de Combate (5º RCC) e à 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Blindada 11ª Bia AAAe, a comitiva enfocou aspectos inerentes ao sistema logístico de manutenção da família de blindados Leopard (Leopard 1 A5 e Gepard), bem como conheceu as instalações da nova Seção de Instrução de Blindados do Regimento.

Vale lembrar que o lote recebido dos Estados Unidos é composto por quatro viaturas modelo M88A1, 34 viaturas M577, 12 unidades do M113A2 e duas unidades VBC OAP M109A5.

Ivan Plavetz