Comandante da Aeronáutica e Governador de Goiás destacam potencial de Anápolis.

  • Aeroporto de Cargas e concentração de aeronaves militares são os principais destaques da cidade goiana.

O futuro Aeroporto de Cargas de Anápolis, que poderá ser o segundo maior do Brasil, foi o assunto discutido entre o Governador do Estado de Goiás, Marconi Perillo, e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, na tarde desta quarta-feira (08/03), em Brasília.

Segundo o Governador, falta apenas regularizar com a Secretaria de Aviação Civil (SAC) o terreno que abriga a pista de 3.300m x 45m, capaz de receber os maiores cargueiros do mundo e de reforçar a posição estratégica de Anápolis para o País.

A proposta do governo de Goiás é que o processo licitatório para a concessão do Aeroporto de Cargas ocorra no segundo semestre de 2017. Foram investidos R$ 300 milhões ao longo de seis anos para a construção da pista e agora, mais R$ 50 milhões para a construção do pátio.

Integração do País

As duas autoridades concordam que Anápolis tem enorme potencial de integração do País e de crescimento nos próximos anos. O Comandante da Aeronáutica destacou que Anápolis será, em breve, a maior estrutura aérea militar do País.

O Esquadrão Carcará (1º/6º) foi recentemente transferido de Recife para Anápolis. Além disso, a cidade vai receber dois Esquadrões que vão operar o Gripen, a aeronave sueca que equipará a Força Aérea Brasileira a partir de 2020.

“Também a unidade aérea responsável pelo KC-390, cargueiro desenvolvido pela EMBRAER, ficará sediada na cidade”, acrescentou o Comandante.

Dentro do processo de reestruturação da FAB, a Base Aérea de Anápolis deu lugar à Ala 2, complexo operacional que irá gerenciar o movimento de todas as aeronaves militares sob sua jurisdição.

“Anápolis é o trevo do Brasil”, afirmou Marconi Perillo ao destacar a posição geográfica da cidade e a qualidade da estrutura viária duplicada que leva à Região Sudeste.

O governador lembrou ainda que deve ocorrer em 2018 a construção da ferrovia entre Brasília e Goiânia, que incluirá estação em Anápolis, facilitando ainda mais o deslocamento para o anapolino que trabalha na capital federal.

Nota do autor: Anápolis vem sendo alvo de renovados anúncios de novos empreendimentos por parte do Governo de Goiás. A reportagem de T&D lamenta não estar presente na ocasião, para saber do governador Marconi Perillo em primeira mão que fim levou a negociação com a Caracal LLC, anunciada com grande estardalhaço em 2017. O assunto praticamente sumiu do noticiário depois da divulgação de problemas da fabricante no mercado dos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

Formulação Conceitual dos Meios Blindados do Exército Brasileiro ESTADO-MAIOR DO EXÉRCITO-PORTARIA Nº 162-EME, DE 12 DE JUNHO DE 2019 Documento...

Pela primeira vez no Brasil, foi realizado o reabastecimento em voo (REVO) por helicóptero, foi a chamada Operação MANGA. Na...

No mês de março de 2024, a 21ª Bateria de Artilharia Antiaérea Pára-quedista (21ª Bia AAAe Pqdt) recebeu uma unidade...

Na manhã de hoje, 27 de março, ocorreu a cerimônia de lançamento ao mar do submarino Tonelero (S42), o terceiro...

Durante a LAAD Security & Defence 2024, feira voltada para a Segurança Pública que acontece entre os dias 2 e...

Santiago Rivas (*) Após a aprovação dos recursos pelo Ministério da Economia da Argentina, no dia de ontem, 26 de...

Comentários

EM BREVE