Cingapura seleciona helicópteros Caracal e Chinook

0
1430

Cingapura irá adquirir uma quantidade ainda não especificada de helicópteros Airbus Helicopters H225M Caracal e Boeing CH-47F Chinook como parte do programa de modernização da frota de aeronaves de asas rotativas de sua Força Aérea.

De acordo com fontes locais, os Caracal e Chinook substituirão os AS332 Super Puma e CH-47SD em serviço na Força Aérea da República de Cingapura (RSAF conforme sigla em inglês). Os dois modelos estão em atividade naquele país desde 1983 e 1994, respectivamente, e já estão entrando na fase de obsolescência, segundo divulgou o Ministério da Defesa. Conforme recente database, a RSAF possui em seu inventário 32 AS332M/UL e 16 CH-47SD.

A RSAF está planejando a substituição de seus AS332 há anos, e a Airbus Helicopters emergiu como favorita ao longo desse período. Mas surgiram dúvidas sobre o negócio, em parte alimentado pela rival Leonardo, bem como pelas preocupações de segurança na sequência do acidente fatal de abril com um H225 na Noruega.

O CH-47F é capaz de transportar até 55 soldados (Imagem Boeing)
O CH-47F é capaz de transportar até 55 soldados (Imagem: Boeing)

A última encomenda envolvendo o H225M foi realizada em julho deste ano pelo Kuwait, que se tornou a segunda maior correspondente ao modelo com 30 unidades.

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global