Cerimônia de batismo do NDM Bahia é realizada na França

0
2228
Imagem 1 NDM Bahia-Batismo
(Imagem: Marinha do Brasil)

Imagem 3 NDM Bahia-Batismo……. Primeira tripulação embarcando no NDM Bahia

Aconteceu em Toulon, na França, cerimônia de batismo, mostra de armamento e transferência para o setor operativo do Navio Doca Multi propósito (NDM) Bahia (ex- Siroco da classe Foudre construído para a Marinha da França) recentemente adquirido pela Marinha do Brasil. Presidida pelo chefe do Estado-Maior da Armada, almirante-de-esquadra Airton Teixeira Pinho Filho, o evento contou com  presença do embaixador do Brasil na França, Paulo Cesar de Oliveira Campos, dentre outras autoridades.

Na ocasião, o NDM Bahia foi batizado pela senhora Silvia Helena Mandelli Manso Pinho, esposa do almirante Airton Teixeira Pinho Filho. O navio é tripulado por 32 oficiais e 265 praças. Seu comprimento total é de 168 metros, boca (largura) máxima de 23,5 metros e deslocamento carregado de 12.037 toneladas. O primeiro navio multipropósito da Marinha do Brasil tem raio de ação de 13.404 milhas náuticas e autonomia de 46 dias. Sua  velocidade máxima é de 21 nós.

Imagem 2 NDM Bahia-Batismo
Presença de autoridades no batismo do NDM Bahia. (Imagem: Marinha do Brasil)

Após incorporação na frota da Marinha, o NDM Bahia está realizando experiências de máquinas com término previsto para esta segunda-feira (14). O navio deverá seguir para o porto de Salvador (BA), com previsão de chegada no dia 03 de abril.

O emprego operacional da nova unidade envolve uma ampla gama de tarefas que vão desde apoiar operações anfíbias e prover facilidades de comando, controle, comunicações e inteligência para Força Naval até realizar operações de assistência humanitária e em casos de desastres naturais, contribuindo para o cumprimento das tarefas básicas do Poder Naval.

Ivan Plavetz