Capacitação no Sistema de Aeronave Remotamente Pilotado

0
1300
Imagem 1 e 2 SARP-FT100
SARP Horus FT100 antes do lançamento. (Imagem: 9º GAC)

Dois militares do Exército Brasileiro concluíram o curso de formação de pilotos para operação do Sistema de Aeronave Remotamente Pilotado (SARP) Horus FT 100.

O treinamento contou com o apoio de técnicos da empresa FT Sistemas S/A, sediada em São José dos Campos (SP), e envolveu missões simuladas de lançamento, voo de cruzeiro, detecção de alvos e recolhimento do Sistema FT 100, que foi padronizado pelo Exército Brasileiro para atender às mais diversas missões; como busca de alvos, apoio às infiltrações, monitoramento, vigilância, reconhecimento e acompanhamento de comboios, entre outras.

A primeira aeronave remotamente pilotada de fabricação nacional a ser exportada faz parte do Sistema FT100, e também voa sobre território de nações amigas.

Imagem 3 SARP-FT100
SARP Horus FT100 durante missão. (Imagem: 9º GAC)

A operação desse tipo de aeronaves com o Sistema SARP faz parte da Experimentação Doutrinária da Bateria de Busca de Alvos, conduzida pelo 9º Grupo de Artilharia de Campanha (9º GAC), unidade do Exército Brasileiro localizada no município de Nioaque (MS).

Ivan Plavetz