C-27J realiza demonstrações na Bolívia

0
1301

Cumprindo mais uma etapa da turnê de demonstrações do avião militar de transporte C-27J, da Leonardo-Finmeccanica, a aeronave realizou exibições em La Paz, capital da Bolívia. A programação das provas de voo e em terra foi organizada conjuntamente com a Força Aérea Boliviana (FAB).

Após a etapa de familiarização inicial com a aeronave pela qual passou o pessoal da Fuerza de Tarea Aérea (TLC) “Diablos Negros” da FAB, que recebeu a aeronave e sua tripulação no Aeroporto Internacional de El Alto, foram iniciados os voos de demonstração com pilotos e operadores de carga bolivianos.

De acordo com a fabricante, o objetivo foi mostrar o alto rendimento do C-27J atuando em aeroportos localizados a grandes altitudes como é o caso de El Alto que se encontra a mais de 4.000 metros do nível do mar.

Também foram realizadas provas com cargas em terra. Segundo a empresa, sem nenhuma necessidade de preparar especificamente o compartimento de carga do C-27J e utilizando-se a rampa de acesso ao mesmo dotada de inclinação adequada para facilitar a subida, foi possível embarcar rapidamente um veículo tipo off-road para simular essa necessária habilidade para casos de desastres naturais.

Dando continuidade às provas, foi executado embarque de três pallets padrão compatível com o C-130 Hercules sem restrição de altura destacou a companhia.

(Imagem: Leonardo-Finmeccanica)
(Imagem: Leonardo-Finmeccanica)

Por último foi embarcado no Spartan uma viatura blindada de fabricação chinesa 05 ZFB, cujo peso é da ordem de cinco toneladas, sem ter que desmontar qualquer parte do veículo ou desinflar os pneus. Essa operação demonstrou que as dimensões da secção transversal do compartimento de carga do C-27J permitiram que a tripulação da viatura saísse dele embarcado sem nenhuma dificuldade.

Ivan Plavetz