Brasil e Argentina discutem cooperação em Defesa

0
1986
Brasil e Argentina discutem incremento da cooperação bilateral na área de Defesa. (Imagem: Tereza Sobreira/MD)

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, se reuniu na última com o homólogo argentino, ministro Julio Cézar Martínez, para aprofundar as relações bilaterais na área de Defesa. Jungmann disse que a cooperação entre os dois países é estratégica, já que a Argentina é um dos principais parceiros políticos e econômicos do Brasil.

O país vizinho pretende estabelecer novas parcerias e avançar em temas como missões de paz, sistemas de monitoramento de fronteiras, programas no continente Antártico e com o setor da indústria aeronáutica. “Queremos discutir também sobre o Gripen NG e cooperar de alguma forma com este projeto, como já fazemos com o KC-390 por meio de nossa fábrica de aviões, a Fabrica Argentina de Aviones (FAdeA)”, afirmou o ministro.

A comitiva argentina visitou a fábrica da Embraer em São José dos Campos (SP).

Participaram da reunião; os comandantes da Marinha, almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, do Exército, general-de-exército Eduardo Dias Villas Bôas; da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato; o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa (MD), almirante-de-esquadra  Ademir Sobrinho; o chefe de Assuntos Estratégicos do MD, tenete-brigadeiro do ar Alvani Adão da Silva; o secretário de Produtos de Defesa do MD, Flávio Basílio; e o diretor do Departamento de Catalogação do MD, vice- almirante Antonio Carlos Soares Guerreiro.

Ivan Plavetz