BOPE recebe três blindados do Exército, que recuperou e entregou mais três a CORE.

0
1670
A cerimônia de entrega aconteceu na frente do Comando Militar do Leste, RJ.

Nesta quarta-feira (28/03), ocorreu a cerimônia de entrega dos três blindados Engesa EE-11 Urutu doados pelo Exército Brasileiro ao Batalhão de Operações Policiais Especiais, BOPE (PMERJ).

Também foram entregues, após uma completa reconstrução e revisão geral, os blindados Paramoult Maverick e TCT Rhinus Combat da CORE (PCERJ), que estavam parados por falta de manutenção (três no total).

Participaram da entrega dos veículos o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, o interventor federal, general Braga Netto, o secretário de Segurança, general Richard Nunes, o secretário estadual de Administração Penitenciária (Seap), David Anthony, o secretário estadual de Defesa Civil, coronel Roberto Robadey, e o comandante geral da Polícia Militar, coronel Luiz Claudio Laviano.

Os blindados EE-11 Engesa Urutus, que eram brancos, foram repintados de preto, cor usada pelo Bope, ocasião em que também receberam a aplicação de um material antichamas. Esses carros também possuem controle interno de temperatura (ar-condicionado) e os pneus, do tipo comercial usados em caminhões pesados, receberam um sistema de auto-enchimento que dá uma autonomia maior caso eles sejam atingidos por tiros (run flat tires).

Os veículos da Core, de modelo sul-africano Maverick e TCT Rhinus Combat, este fabricado no Brasil, também foram adaptados com as mesmas tecnologias.

Todos eles passaram por recuperação das partes mecânicas, suspensão e lanternagem.

Além dos blindados, as polícias também poderão contar com uma carreta (prancha) para realizar o transporte dos veículos, duas viaturas destinadas à escola de formação de motoristas e cinco motocicletas para emprego por batedores e apoio.