Boeing 747 Super Tanker chega ao Chile

0
2541

Por força dos dramáticos incêndios florestais que estão assolando o Chile, o diretor-executivo da Corporación Nacional Forestal (CONAF), Aarón Cavieres Cancino, autorizou a operação no país do Boeing 747-400 Super Tanker, da norte-americana Global Super Tanker Services, o maior avião de combate a incêndios do mundo. A aeronave pousou na última terça-feira (24) na base da II Brigada Aérea localizada em Santiago, sede do Grupo de Aviação Nº 10 da Força Aérea do Chile (FACh).

O primeiro passo das operações do Super Tanker no Chile corresponde a dois dias de provas em área determinada pela CONAF. Isso se dá ao governo chileno, sendo que uma poderosa organização particular se propôs a cobrir os custos da operação em função da extensão dos incêndios florestais e da urgência em combate-los.

(Imagem: Global Super Tanker Services)

O Boeing 747-400 Super Tanker tem capacidade para transportar 72.680 litros de agua e líquido retardante a serem lançados sobre uma grande área de vegetação. Seus tanques podem ser recarregados entre 30 e 40 minutos, e a aeronave precisa de uma pista de 2.450 metros de comprimento.

 

Ivan Plavetz
Fonte: AHORA Noticias/Tallyho-Revista Aeronáutica Chilena