Barco da Escola Naval/UFRJ sagra-se campeão do Desafio Solar Brasil 2017

0
687
A competição recebeu cerca de 300 estudantes, divididos em 18 equipes de diversos estados brasileiros.

Desafio Solar Brasil 2017

A embarcação do tipo “Monocasco”, da Escola Naval (EN) em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi a campeã da 9ª edição do Desafio Solar Brasil.
Considerado o único tradicional evento náutico do país, a competição, realizada no Colégio Naval, no período de 18 a 22 de dezembro, teve o intuito de estimular o desenvolvimento de tecnologias para fontes limpas de energias alternativas.
Embarcação é movida por energia solar.
A EN foi representada por duas embarcações em duas categorias (“Catamarã” e “Monocasco”) e os aspirantes fizeram parte de uma equipe mista juntamente com universitários da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Na categoria “Catamarã”, a equipe da Escola ficou em 5º lugar, dentre 12 participantes na categoria. A competição recebeu cerca de 300 estudantes, divididos em 18 equipes de diversos estados brasileiros.
O campeonato é organizado e promovido anualmente pela UFRJ. O Desafio Solar Brasil é único evento a nível nacional de embarcações náuticas movidas à energia solar.
Inspirado na competição Frisina Solar Challange (que acontece na Holanda a cada dois anos), o evento serviu como preparatório para a competição internacional Dutch Solar Challenge, a ser realizada na Holanda em julho de 2018.
Criado pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social / UFRJ, em conjunto com o Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ, o evento tem como propósito congregar competidores de diversos lugares do país e incentivar todo o potencial desse tipo de tecnologia em aplicações, que podem ser utilizadas no cotidiano, para transporte de passageiros e de recreio.
A prova é realizada ininterruptamente desde 2009.
Equipe mista composta por alunos da Escola Naval e da UFRJ.