As comunicações via satélite das Forças Armadas da Alemanha

0
1238
A Airbus D&S já presta serviços de comunicações via satélite para as Forças Armadas da Alemanha. (Imagem: Airbus Defence & Space)

A Airbus Defence & Space irá prestar serviços de comunicações via satélites comerciais para as Forças Armadas da Alemanha durante um período de sete anos e meio.

O contrato de € 113.8 milhões foi assinado com a agência BAAINBw, organismo do governo alemão responsável pelos processos de contratação de natureza militar. Desde 2006 a Airbus D&S já presta alguns serviços de comunicações via satélite para as Forças Armadas da Alemanha.

O contrato plurianual inclui provisões para acesso seletivo à transponders das bandas “C” e “Ku” que são usados numa variedade de aplicações incluindo conexões de dados e voz na Alemanha incluindo entre bases e entre navios da Marinha.

A Airbus D&S também foi contratada recentemente para operações envolvendo os satélites militares COMSATBw1 e COMSATBw 2, bem como para operações de teleportagem e rede associada em Weilheim, Alemanha.

De acordo com a Airbus D&S, o emprego combinado de satélites militares com comunicações comerciais “satcom” proporcionará para as Forças Armadas da Alemanha maiores capacidades de troca de informações por voz e vídeo, bem como acesso à bases de dados e IP (Internet Protocol) através de um caminho sem dependência de ativos individuais.

Evert Dudok, diretor de negócios da linha de comunicações, inteligência e segurança da Airbus D&S, destaca que comunicações via satélite são indispensáveis para modernas Forças Armadas com vistas a conectar os ambientes operacionais com o país em ocasiões em que esses ambientes estejam além de suas fronteiras.

 

Ivan Plavetz