Argentina seleciona C295 da Airbus D&S

0
1100
(Imagem: Airbus D&S)

Após avaliar os aviões militares de transporte C295 da Airbus Defence & Space e C-27J Spartan da Leonardo-Finmeccanica, o modelo espanhol foi escolhido para substituir os já desativados Fokker F27 Friendship da Força Aérea Argentina (FAA), e também para dotar a Marinha com uma versão de patrulha do C295 complementando seus Lockheed P-3B Orion e Beechcraft B-200M/G Cormoran.

Inicialmente, foi a Marinha Argentina que iniciou o processo de avaliação de um novo avião de transporte e patrulha marítima. Posteriormente, a FAA se juntou na iniciativa mediante a aposentadoria dos Fokker F27 que cobriam parte das rotas servidas pelas Líneas Aéreas del Estado (LADE), unidade da FAA que cumpre tarefas de linha aérea realizando voos em rotas de interesse social não servidas por empresas comerciais.

(Imagem Airbus Defence & Space)
(Imagem: Airbus Defence & Space)

Uma vez concretizada a encomenda, tanto a FAA como a Marinha da Argentina receberão cada uma duas unidades do C295 customizadas de acordo com os requisitos de cada uma das Forças. O Exército da Argentina figura também como potencial usuário do modelo, já que precisa recuperar sua frota de transporte.


Ivan Plavetz
Fonte: Fly News

SEM COMENTÁRIOS