Argentina e Israel retomam conversações sobre caças Kfir

0
2536
Imagem 2 Argentina-Kfir
Uma vez confirmada, a aquisição de caças Kfir Block 60 irá recuperar parte da capacidade de defesa aérea da Argentina. (Imagem: IAI)

De acordo com o portal Flight Global, Argentina e Israel retomaram negociações correspondentes a uma possível venda de 14 aviões de combate Kfir Block 60 desenvolvido e produzido pela Israel Aerospace Industries (IAI) para equipar a Força Aérea Argentina (FAA). Segundo a fonte, essas negociações foram interrompidas devido às eleições de outubro de 2015 que resultaram na escolha de Mauricio Macri como novo presidente do país. A expectativa era para que o contrato fosse assinado em novembro do mesmo ano.

O Kfir Block 60 é a última variante modernizada do modelo operado pela Força Aérea de Israel a partir dos anos da década de 1970. Impulsionado pelo comprovado motor GE Aviation J79, o Kfir Block 60 será dotado de um radar multimodo de varredura eletrônica por matriz ativa (AESA conforme sigla em inglês) Elta 2032 e terá arquitetura aberta para que o usuário integre outros sistemas.

O Kfir está operando atualmente nas Forças Aéreas do Sri Lanka, Equador e Colômbia.

Ivan Plavetz
Fonte: Flight Global